Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "SILVA, Izabelle do Socorro Silva da"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Metodologia ativa: aprendizagem baseada em problemas para o ensino de física no âmbito do campo magnético
    (2023-12-19) SILVA, Izabelle do Socorro Silva da; DILES, Saulo de Mesquita; http://lattes.cnpq.br/5621442844404415
    Este trabalho descreve uma proposta de ensino de Física que faz uso da metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), utilizando uma história fictícia como contexto. O objetivo é envolver os alunos em uma experiência significativa de aprendizagem, na qual eles serão desafiados a construir uma bússola de baixo custo para sobreviver em uma ilha misteriosa. A história se inicia com um grupo de alunos e seu professor em uma excursão marítima que resulta em um naufrágio em uma ilha remota. Sem acesso a recursos externos, os estudantes se veem desorientados e precisam encontrar uma solução para se locomover e localizar recursos essenciais. Os alunos serão organizados em grupos e incentivados a aplicar os princípios do magnetismo para projetar e construir suas próprias bússolas utilizando materiais que irão ser disponibilizados na aula, como: agulha, tampinha de garrafa pet, ima. Essa abordagem ativa promove não apenas a compreensão dos conceitos de magnetismo, mas também o desenvolvimento de habilidades como trabalho em equipe, resolução de problemas e pensamento crítico. A necessidade de sobreviver na ilha misteriosa estimula os alunos a se engajarem ativamente na aprendizagem, aplicando o conhecimento de forma prática e significativa. Ao final da atividade, os grupos apresentam suas bússolas, compartilhando o processo de construção, os desafios enfrentados e os resultados obtidos. Embora este trabalho ainda esteja em andamento, acredita-se que a utilização da Aprendizagem Baseada em Problemas, aliada ao contexto da história fictícia da ilha misteriosa, oferece uma abordagem envolvente e significativa para o ensino de Física. Recomenda-se a adoção dessa metodologia em outros contextos de ensino, visando despertar o interesse dos alunos e promover a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. A prática será aplicada na turma do PIBID do 3 ano do ensino médio, com supervisão do professor que leciona a componente curricular de física na escola.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA