Navegando por Autor "SILVA, Gilmara Raiza Mota da"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Leitura literária: uma prática como recurso para alfaletrar(2022-12-19) SILVA, Gilmara Raiza Mota da; SILVA, Ivana de Oliveira Gomes e; http://lattes.cnpq.br/3583569831062339Nos últimos séculos vivenciamos uma sociedade que tem na escrita e na leitura práticas e instrumentos cada vez mais obrigatórios para os sujeitos serem nela inseridos. A literatura, por meio leitura literária é um mecanismo que possibilita no ensino de crianças em processo de alfabetização. A escolha pelo tema, justifica-se por participar do grupo de estudos BLALLET (Brinquedoteca e Laboratório de Alfabetização e Letramento), o projeto desenvolve monitoria a partir de leituras e estudos sobre a temática alfabetização e letramento. O tema é de relevância social, pois não há um debate no curso de Pedagogia sobre a Literatura, como metodologia para contribuir na aprendizagem da criança na alfabetização. O objetivo do estudo é refletir sobre a importância da literatura infantil, a partir da leitura literária no ensino de crianças em processo de alfabetização, assim, contribuir no processo de ensino. A metodologia consistiu em pesquisa bibliográfica, a partir de uma abordagem qualitativa, dessa forma, utilizou-se GIL (2010, p.50) e MINAYO (2001, p. 14). Dentre autoras e autores que discutem o assunto, utilizasse CADEMARTORI (2010), COELHO (2000), LAJOLO (1993), ZILBERMAN (1995). No primeiro capítulo, traz o percurso da Literatura. O capítulo seguinte, aborda sobre alfabetização e letramento. O terceiro capítulo, traz o que diz sobre a literatura no RCN. Portanto, a literatura infantil contribui para o processo de alfabetização e letramento escolar das crianças, pois, a literatura promove para a criança conhecimentos, possibilidades, habilidades e linguagens de acordo com seus níveis de compreensão.