Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "SILVA, Gilmara Raiza Mota da"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Leitura literária: uma prática como recurso para alfaletrar
    (2022-12-19) SILVA, Gilmara Raiza Mota da; SILVA, Ivana de Oliveira Gomes e; http://lattes.cnpq.br/3583569831062339
    Nos últimos séculos vivenciamos uma sociedade que tem na escrita e na leitura práticas e instrumentos cada vez mais obrigatórios para os sujeitos serem nela inseridos. A literatura, por meio leitura literária é um mecanismo que possibilita no ensino de crianças em processo de alfabetização. A escolha pelo tema, justifica-se por participar do grupo de estudos BLALLET (Brinquedoteca e Laboratório de Alfabetização e Letramento), o projeto desenvolve monitoria a partir de leituras e estudos sobre a temática alfabetização e letramento. O tema é de relevância social, pois não há um debate no curso de Pedagogia sobre a Literatura, como metodologia para contribuir na aprendizagem da criança na alfabetização. O objetivo do estudo é refletir sobre a importância da literatura infantil, a partir da leitura literária no ensino de crianças em processo de alfabetização, assim, contribuir no processo de ensino. A metodologia consistiu em pesquisa bibliográfica, a partir de uma abordagem qualitativa, dessa forma, utilizou-se GIL (2010, p.50) e MINAYO (2001, p. 14). Dentre autoras e autores que discutem o assunto, utilizasse CADEMARTORI (2010), COELHO (2000), LAJOLO (1993), ZILBERMAN (1995). No primeiro capítulo, traz o percurso da Literatura. O capítulo seguinte, aborda sobre alfabetização e letramento. O terceiro capítulo, traz o que diz sobre a literatura no RCN. Portanto, a literatura infantil contribui para o processo de alfabetização e letramento escolar das crianças, pois, a literatura promove para a criança conhecimentos, possibilidades, habilidades e linguagens de acordo com seus níveis de compreensão.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA