Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "SILVA, Fernanda da Costa"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Metodologia educativa na formação de bons hábitos alimentares em escolas na cidade de Belém-Pa
    (2018) SILVA, Fernanda da Costa; NASCIMENTO, Letícia Gabrielle Souza do; REZENDE, Ana Lúcia da Silva; http://lattes.cnpq.br/4372941911573547; https://orcid.org/0000-0001-6296-1534; SILVA, Luisa Margareth Carneiro da; http://lattes.cnpq.br/2465169924232779; https://orcid.org/0000-0002-9065-7879
    Esta pesquisa buscou descrever a experiência de uma metodologia educativa aplicada na turma do 5º ano de uma escola pública e de outra privada, na cidade de Belém-­PA. O estudo é do tipo transversal, fundamentado em uma intervenção educativa realizada em quatro etapas: 1) aplicação de teste individual sobre alimentação e hábitos saudáveis; 2) aula expositiva e dialogada acerca das categorias alimentares, grupos de alimentos, o ato de comer e os 10 passos para uma alimentação adequada e saudável, todos abordados no Guia Alimentar para a População Brasileira (2014); 3) execução de métodos de fixação (jogo de perguntas e respostas e construção do semáforo dos alimentos); 4) reaplicação do teste. Observou­se que todos os alunos da escola privada tiveram melhor desempenho no segundo teste, enquanto que 34,8% dos alunos da escola pública apresentaram resultados insatisfatórios. As crianças se mostraram interessadas, foram participativas e capazes de manifestar uma visão crítica sobre seu hábito alimentar. Nas atividades de fixação, as turmas avaliadas responderam todas as questões corretamente, expressando que conseguiram absorver o conteúdo ministrado. Diante disso, conclui­-se que esta metodologia mostrou ser uma estratégia alegre, criativa e menos cansativa de ensino em sala de aula, na qual o uso do lúdico favoreceu uma aprendizagem descomplicada em ambas as turmas.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA