Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "SILVA, Daniela Caroline da Silva e"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Brincar de crianças em educação infantil como princípio pedagógico do Instituo Santa Terezinha.
    (2020-11-23) SILVA, Daniela Caroline da Silva e; SOUZA, Ana Paula Vieira e; http://lattes.cnpq.br/8840758628880141; https://orcid.org/0000-0003-3340-1866
    Esta pesquisa analisa as discursividades de professoras e crianças sobre o brincar em Educação Infantil como princípio pedagógico do Instituto Santa Terezinha, do setor privado do Município de Bragança, Estado do Pará, tendo como problema de estudo, de que forma o brincar é manifestado nas falas de crianças e professoras no espaço escolar do IST? A abordagem é do tipo qualitativa, com observação participativa, questionário e roda de conversa. Na análise dos dados buscou-se destacar as discursividades de professoras e crianças sobre o brincar. O resultado mostra que o brincar do IST é intencional e direcionado pelas práticas pedagógicas das professoras. E, para as crianças prevalece o brincar em todo o processo de interação na Escola. Conclui-se que a pesquisa mostra o brincar como princípio pedagógico, em que as professoras planejam as atividades com intenção pedagógica, consideram o brincar, as interações e brincadeiras no processo educativo de crianças visando o desenvolvimento pleno dos aspectos do cognitivo, social, afetivo, cultural. Ainda, é possível dizer que nas observações da pesquisa a formação do pedagogo reitera uma prática do cuidar e educar com base nas legislações educacionais. O brincar e brincadeiras como princípio pedagógico promovem o processo de ensino e aprendizagem em Educação Infantil no IST.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA