Navegando por Autor "SANTOS, Rozivane Pinho dos"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Incursões de uma bolsista do curso de pedagogia noturno da UFPA: uma leitura acerca do PARFOR Pedagogia Castanhal(2018-03-20) SANTOS, Rozivane Pinho dos; ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos; http://lattes.cnpq.br/5035093639365870O presente trabalho tem como principal objetivo abordar a atual política de formação de professores da educação básica no Brasil, discutir o PARFOR enquanto política de formação de professores da Educação Básica tomando como recorte a atuação de uma discente do curso de Pedagogia/UFPA Castanhal, atuante como bolsista, a sua experiência e o seu convívio com os discentes do Plano Nacional de Formação da Educação Básica/PARFOR, instituído pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) em 2009. Este é um trabalho qualitativo com estudo bibliográfico e relato de experiência. Como referência teórico foi usado o Relatório Nacional de Gestão do PARFOR (2013); Relatório de Gestão PARFOR/UFPA(2009-2013), Resoluções da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior(CAPES), entre outros. As considerações foram embasadas em torno de leituras e na experiência adquirida no cotidiano com os discentes e nos resultados positivos que o PARFOR proporcionou para a bolsista do programa de formação. Dentre esses resultados positivos destaca-se a permanência da graduanda no curso, melhoramento acadêmico advindo das ações como bolsista no programa, um novo olhar acerca do Curso de Pedagogia.