Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "SANTOS, Karine Cerdeira dos"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Avaliação formativa: um olhar discente/docente sobre as práticas dos professores dos anos iniciais
    (2019-12-12) SANTOS, Karine Cerdeira dos; MARQUES, Valéria Risuenho; http://lattes.cnpq.br/3707399473800710; https://orcid.org/0000-0002-5378-975X
    Este trabalho apresenta resultados parciais de um projeto de pesquisa intitulado “Avaliação das aprendizagens em aulas de matemática nos anos iniciais: percepções de graduandos”, cujo objetivo consistia em identificar e discutir, sob uma ótica de avaliação formativa, o processo de avaliação proposta pelos professores de turmas do 4º e 5º dos anos iniciais. Para tanto, fundamentamo-nos nos estudos de Fernandes (2008) ao propor a avaliação formativa alternativa, Borralho, Lucena e Brito (2015) cujo principal objetivo da avaliação precisa ser para a melhoria das aprendizagens, Perrenoud (1999) propondo a regulação aos níveis das aprendizagens, de modo a individualizá-las por meio da avaliação formativa e Silva (2004) propondo a ressignificação das concepções e das práticas avaliativas. A pesquisa, de caráter descritivo, foi organizada em: estudos teóricos, observação, grupo de discussão, aplicação de questionário e análise do material empírico. Participaram do projeto 10 graduandos do 7˚ semestre do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens da UFPA, Belém-PA, que cursavam o tema Estágio de Docência II. As análises da pesquisa apontaram que a partir das concepções desses graduandos os professores das escolas alvo da pesquisa, ainda enxergam a avaliação dissociada do processo de ensino-aprendizagem, além de concretizar a prova como principal instrumento para avaliar. Quanto aos graduandos, evidenciamos que houve aprendizado em relação a três aspectos: a ampliação dos conceitos relacionados à avaliação formativa; percepção sobre indissociabilidade entre ensino-aprendizagem-avaliação e ampliação do conhecimento de instrumentos de avaliação.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA