Navegando por Autor "SANTOS, Gisele Damasceno dos"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Coleção Ensino de Ciências na Escola: um repositório digital com apoio pedagógico para o ensino e a formação(2023-12-07) SANTOS, Gisele Damasceno dos; FREITAS, Lilliane Miranda; http://lattes.cnpq.br/8110174127325055Os repositórios digitais se configuram como importantes ferramentas para o acesso digital e gratuito a materiais com o potencial de contribuir positivamente nas práticas docentes. Visto isso, a presente pesquisa tem como objetivo descrever e analisar a construção de um repositório digital para hospedar a coleção “Ensino de Ciências na Escola” com 12 catálogos digitais de produtos educacionais (PE). A metodologia consistiu em duas grandes etapas: a primeira compreendeu uma pesquisa bibliográfica em 36 programas de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, entre 2010 a 2019, para a identificação e sistematização dos PE. A segunda contemplou duas fases paralelas: i) a editoração e diagramação dos catálogos digitais, através do App Canva®; ii) construção do repositório digital. Os resultados originaram materiais educacionais que se constituem em produtos acessíveis de inovação, que visam à melhoria do ensino de Ciências e Biologia e o fortalecimento da formação inicial e continuada de professores.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Extensão universitária e formação de professores de Ciências e Biologia: experiências com uso de Repositório Digital.(2023-12-07) HORA, Adriane Jamily Ferreira; COSTA, William Lima da; SANTOS, Gisele Damasceno dos; FREITAS, Lilliane Miranda; http://lattes.cnpq.br/8110174127325055A extensão universitária se constitui como elemento essencial para relações mais próximas e interativas entre a universidade-comunidade, que por sua vez geram melhorias na sociedade, entre as quais se destaca o espaço educacional, que pode ser impactado através do conhecimento, uso e aplicação dos resultados gerados. Visto isso, o presente trabalho tem como objetivo relatar experiências das ações extensionistas promovidas em um projeto de extensão que visa contribuir na formação continuada de professores de Ciências e Biologia da Educação Básica, por meio da promoção de oficinas que utilizam produtos educacionais hospedados em repositório digital. O projeto de extensão foi desenvolvido em duas grandes etapas: i) construção do Repositório Digital da Coleção Ensino de Ciências na Escola; ii) divulgação do material do repositório a partir das oficinas de formação. As experiências vivenciadas e refletidas nos possibilitaram perceber que houve um impacto positivo das ações extensionistas no âmbito escolar, pois as oficinas realizadas trouxeram interesse dos professores em relação ao material apresentado e motivação para inovar com um ensino contextualizado e criativo nos temas abordados. Ainda, destacamos a tecnologia como aliada para a disseminação das ações extensionistas, pois alcança diferentes públicos ao romper com barreiras geográficas para a difusão do conhecimento.