Navegando por Autor "SANTOS, Elisama Oliveira dos"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Sequência didática: o gênero autobiografia como um incentivo à leitura e à escrita(2023-08-03) SANTOS, Elisama Oliveira dos; DUARTE, Raimunda Dias; http://lattes.cnpq.br/7984277654304859O presente trabalho tem como título Sequência didática: o gênero autobiografia como um incentivo à leitura e à escrita. A autobiografia é um gênero textual de tipologia narrativa em que uma pessoa real faz uma retrospectiva de sua própria existência, enfatizando sua individualidade. O estudo é uma pesquisa qualitativa que tem como objetivo geral apresentar uma proposta de intervenção didática para o desenvolvimento da leitura e da escrita no 9º ano do ensino fundamental a partir do gênero autobiografia. Para alcançar esse objetivo, pretende-se compreender as características do gênero textual autobiografia e mostrar como esse gênero textual pode contribuir para o desenvolvimento de leitura e escrita no ensino fundamental. Esta proposta didática certamente contribuirá de forma positiva oferecendo suporte aos professores em sala de aula e favorecendo o desenvolvimento da leitura e da escrita dos alunos. O estudo é fundamentado em estudos de Bakhtin (1997), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) e Lejeune (2008).