Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "SANTOS, Danielle Vieira dos"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Desenvolvimento neuropsicomotor e desempenho funcional nas atividades de vida diária de crianças em uma unidade de educação infantil
    (2018) SANTOS, Danielle Vieira dos; PATROCINIO, Kátia Cristiana Fernandes do; OLIVEIRA, Luísa Sousa Monteiro; http://lattes.cnpq.br/9930572084780468; https://orcid.org/0000-0002-3120-1839; COSTA, Elson Ferreira; http://lattes.cnpq.br/1942489785908185; https://orcid.org/0000-0003-4115-9029
    Esta pesquisa teve como objetivo conhecer o desenvolvimento neuropsicomotor e o desempenho funcional nas atividades de vida diária de crianças no início da vida escolar. Para isso, realizou se um estudo longitudinal, de caráter descritivo exploratório, de natureza observacional e abordagem quantitativa dos dados. Participaram desta pesquisa 11 crianças com idade entre 1 a 2 anos (média= 2,1; DP= 3,6), matriculadas no Maternal I da Unidade de Educação Infantil da Caripunas, no município de Belém, no ano letivo de 2017. Os instrumentos utilizados foram: Questionário de Caracterização da Criança (QCC), para coletar dados referentes as suas características biopsicossociais e socioeconômicas da família, o Teste de Triagem do Desenvolvimento de Denver II (Denver II), para a avaliação do DNPM, o Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade (PEDI), para a avalição do desempenho funcional nas AVD, e o Diário de Campo, para registar informações complementares. Os resultados do Denver II apontaram que a maioria das crianças apresentou DNPM suspeito de atraso (54,5%) no Tempo 1, com aumento deste percentual de suspeita de atraso no Tempo 2 (63,6%). Foi encontrada diferença estatisticamente significativa entre o desempenho das crianças no PEDI nos tempos 1 e 2 nas áreas Habilidade Funcional de Autocuidado (p=0,008), na Habilidade de Função Social (p= 0,008), e na Assistência do Cuidador nas áreas de autocuidado (p=0,007) e função social (p=0,01). Além disso, os resultados indicaram que, no Tempo 1, a maioria das crianças que apresentaram DNPM normal, no Denver II, tiveram o desempenho funcional acima da média dos escores normativos, no PEDI, nas Habilidades Funcionais de autocuidado (75%) e função social (75%) e na Assistência do Cuidador em autocuidado (62,5%) e em função social (75%). Já no tempo 2, observou se que a maioria das crianças que estavam acima da média dos escores normativos nas Habilidades Funcionais e na Assistência do Cuidador, não possuíram DNPM normal. Entretanto, ao se analisar separadamente o desempenho funcional das crianças que estavam acima da média dos escores normativos com cada domínio do DNPM, observou se que a maioria das crianças apresentou DNPM normal nos domínios pessoal social, motor fino e motor amplo, sendo o menor percentual no domínio da linguagem. Os achados apontam a importância da estimulação do desenvolvimento infantil, dentro do contexto escolar, de modo a favorecer os aspectos educacionais e desenvolvimentais da criança. Além disso, faz se necessário ofertar um ambiente adequado às necessidades da criança, que potencialize sua autonomia, independência e o desenvolvimento das habilidades funcionais para o engajamento na vida cotidiana. Notou se ainda, a importância da atuação mais efetiva da equipe multiprofissional dentro do contexto da educação infantil, destacando se o papel do terapeuta ocupacional na vigilância, promoção e prevenção de riscos ao desenvolvimento e ao desempenho funcional infantil.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA