Navegando por Autor "SANTOS, Daiane Costa"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Quadro de escrever: sentidos e significados do uso deste objeto didático na voz de professores de matemática e estudantes da educação básica(2025-04-03) SANTOS, Daiane Costa; LEDOUX, Maria Lídia Paula; http://lattes.cnpq.br/1839640402319006A pesquisa que deu origem ao Trabalho de Conclusão de Curso ora apresentado, se fez da curiosidade de buscar conhecer uma ferramenta que faz parte do dia a dia do professor - o Quadro de Escrever – considerado como elemento imprescindível para ensinar, com o objetivo de compreender as contribuições do Quadro de Escrever para o professor ensinar e para o aluno aprender conceitos matemáticos nas salas de aula da Educação Básica. Para constituir as informações necessárias a esta discussão, contamos com a colaboração de três professores de Matemática e vinte estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental, de escolas públicas do município de Capanema – Pará. A pesquisa tem características de uma pesquisa de natureza básica, de abordagem qualitativa descritiva. As informações constituídas foram organizadas e apresentadas em formato de relato e gráficos, que contribuíram para as discussões. Os resultados, revelaram que os significados e os sentidos em relação ao objeto de estudo - Quadro de Escrever – que são manifestados pelos colaboradores, deixam explicitados que os estudantes do 6º Ano têm uma relação de tranquilidade com a ferramenta, diferentemente dos estudantes do 9º Ano, que demonstram uma relação inversa. Quanto aos professores, estes afirmam que o Quadro de Escrever é uma ferramenta indispensável e necessária ao desenvolvimento de suas atividades diárias na sala de aula.