Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "SANTOS, Adriane Reis da Silva"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Desafios e perspectivas referentes ao letramento acadêmico na transição do ensino médio para o ensino superior: percepções de alunos ingressantes no campus da UFPA em Bragança
    (2024-07-09) SANTOS, Adriane Reis da Silva; COSTA, Ana Paula; AZEVÊDO, Maria da Conceição; http://lattes.cnpq.br/9715229565151370; https://orcid.org/0000-0002-3648-5578
    A entrada na Universidade é marcada por diversos desafios, levando os alunos ingressantes a vivenciarem momentos de apreensão, pois a transição entre ensino médio e ensino superior exige mudanças culturais e intelectuais para as quais muitas vezes não estão preparados. Nesta perspectiva, o presente trabalho objetiva identificar os desafios e as perspectivas que alunos ingressantes da Universidade Federal do Pará no Campus de Bragança enfrentam com o letramento acadêmico, a fim de compreender que fatores interferem nesse primeiro contato com o ensino superior. O estudo foi feito por meio da análise de dois questionários que foram disponibilizados para alunos dos variados cursos do Campus, após dois minicursos ofertados como uma ação da área de Linguagem do “Programa Nivelamento da Aprendizagem nas Áreas de Linguagem, Ciências Exatas e da Natureza para os Discentes do Campus de Bragança – Pará”, iniciado em 2020 e encerrado em 2023. Este estudo foi fundamentado teoricamente em contribuições de alguns estudiosos, como Carlino (2017), Coulon (2017), Ferreira e Lousada (2016), Oliveira e Araújo (2017) e Pinho et. al (2015), entre outros. Quanto à metodologia, aproxima-se da pesquisa do tipo descritiva, com abordagem qualitativa. Os resultados apontam dois fatores principais na transição de estudantes do ensino médio para o ensino superior: o primeiro, interno, está relacionado à relação professor/aluno e ao formato da oferta de disciplinas adotado pelas faculdades; o segundo, externo, relaciona-se ao ensino básico defasado e a consequências da pandemia do novo coronavírus, causador da Covid-19.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA