Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "SANTIAGO JUNIOR, William Ramos de"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Análise de eixos e indicadores de alfabetização cientifica no Clube de Ciências prof. Dr. Cristovam W. P. Diniz
    (2017-12-05) SANTIAGO JUNIOR, William Ramos de; MALHEIRO, João Manoel da Silva; http://lattes.cnpq.br/7502225344402729
    O presente estudo tem como propósito analisar quais as evidências da Alfabetização Científica entre alunos participantes do Clube de Ciências “Prof. Dr. Cristovam W. P. Diniz”, durante o desenvolvimento de uma atividade experimental na qual foi utilizada um experimento envolvendo a utilização de um balde com água, copo e papel. O mesmo surgiu através da reflexão do pesquisador durante suas experiências pessoais atuando como professor-monitor no Clube de Ciências “Prof. Dr. Cristovam W. P. Diniz”. Para a realização do estudo, utilizamos uma aula de aproximação com a realidade em um sábado, em relação às argumentações dos sujeitos da pesquisa, procuramos identificar os eixos e indicadores de Alfabetização Cientifica, proposto por Sasseron (2008). O presente estudo possui uma Abordagem Qualitativa, para a coleta dos dados utilizamos vídeo e áudio gravações, além da transcrição dos vídeos e áudios. O experimento foi realizado com 22 alunos, porém apenas 4 manifestaram argumentos que contribuíam com nosso objetivo, sendo dois alunos do 5º ano e dois do 6º ano. Durante o desenvolvimento da pesquisa, constatamos que desde o primeiro momento, se fez presente a presença dos eixos estruturantes e indicadores de Alfabetização Científica, na qual o eixo mais presente foi a Compreensão das relações entre conhecimentos das Ciências, suas tecnologias, sociedade e meio ambiente, evidenciando que o Clube de Ciências está contribuindo para o processo de Alfabetização Cientifica dos participantes.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA