Navegando por Autor "SALES, Gabriela Alves"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Ensino de genética e evolução a partir de Catálogo Digital de Produtos Educacionais(2023-11-17) SALES, Gabriela Alves; FREITAS, Lilliane Miranda; http://lattes.cnpq.br/8110174127325055Os campos de conhecimento da Evolução e da Genética são considerados áreas estruturantes dentro das Ciências Biológicas, por isso essas áreas de conhecimento possuem grande relevância para a alfabetização científica e a formação cidadã crítica. Apesar disso, estudos apontam que seu ensino nas escolas ainda não é satisfatório, sendo vistos como temas complexos e polêmicos de serem trabalhados em sala de aula. Diante da importância de promover o aprendizado dessas temáticas de forma mais significativa e motivadora, este trabalho tem como objetivo analisar e divulgar as propostas de ensino presentes no “Catálogo Digital de Produtos Educacionais sobre Genética e Evolução", disponível no repositório digital da "Coleção Ensino de Ciências na Escola". A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, na qual foram adotadas análise documental e análise de conteúdo para a realização da análise descritiva do catálogo digital escolhido. Foram consideradas quatro categorias para a fase de análise de interpretação referencial dos produtos educacionais (PE) que constituem o catálogo, sendo elas: recurso didático metodológico, conteúdo curricular, interdisciplinaridade e abordagem inclusiva. Como resultados, foram analisados 43 PE, os quais desenvolveram e/ou utilizaram uma diversidade de recursos didático-metodológicos como proposta de ensino. A Sequência Didática foi a proposta metodológica mais frequente, ocorrendo em 16 produtos, ela compreende uma metodologia com atividades organizadas em etapas/módulos que se articulam entre si. Em relação ao conteúdo curricular verificamos que 27 PE desenvolveram assuntos relacionados a Genética e 16 PE envolveram assuntos de Evolução. Identificamos ainda que apenas 5 PE são interdisciplinares e somente 1 possui uma abordagem inclusiva. A partir da análise do catálogo foi possível observar a riqueza de ferramentas metodológicas e recursos que podem facilitar a abordagem dos conteúdos de Genética e Evolução, assim consideramos que o mesmo pode ser um importante aliado no planejamento para um ensino mais inovador e significativo nessas áreas.