Navegando por Autor "RODRIGUES, Vanderson Rezende"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Etnomatemática e a educação quilombola: uma revisão bibliométrica(2022-12-19) RODRIGUES, Vanderson Rezende; BARROS, Osvaldo dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8886478452699437O objetivo deste trabalho é mapear estudos na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD com linha temporal de 2002 a 2022 na área de Ensino da Matemática que versem sobre a etnomatemática presente na educação quilombola. A etnomatemática detém maior valor aos conhecimentos adquiridos a partir das experiências de cada grupo, especificamente ao conhecimento matemático que resulta das vivências cotidianas dos alunos e é rico em significados para eles. Quanto aos procedimentos técnicos este estudo utilizará a pesquisa bibliométrica da literatura. Assim, o desenvolvimento deste trabalho se inicia por meio de pesquisa bibliométrica acerca da temática. A revisão demonstrou que ainda há pouca discussão sobre o assunto em vários âmbitos. Portanto, de acordo com os estudos revisados, essa realidade não é exclusiva da região norte e, com isso, é necessário políticas organizacionais que apoiem a admissão, a persistência e o crescimento de projetos de pesquisa para a área.