Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "RODRIGUES, Jaqueline Thalia Brito"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Desafios e experiência no Programa Residência Pedagógica: um relato de formação
    (2023-12-13) RODRIGUES, Jaqueline Thalia Brito; ARAÚJO, Rafaela Lebrego; http://lattes.cnpq.br/4956904563500916
    O Programa Residência Pedagógica (PRP) é de suma importância para a carreira de futuros professores, pois ajuda no “aprender a docência”, gerando experiências ao longo da caminhada acadêmica. Por meio desse programa, nós residentes, temos contato com o ensino médio e conhecemos a realidade da escola campo, aprimorando o conhecimento juntamente com o professor preceptor. Este trabalho tem como objetivo apresentar as experiências vivenciadas no âmbito do programa Residência Pedagógicas (PRP), no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Discorremos sobre o trabalho em duas turmas, 2°ano/ 203 e 1°ano/107, atuando em uma escola campo da Cidade de Bragança (PA), no coletivo com a preceptora, que ministra a disciplina Biologia, relatando as diferenças encontradas em ambas as turmas, o modo de adaptação ao longo do processo e as diferentes metodologias utilizadas, considerando os conhecimentos prévios dos alunos que contribuem para o funcionamento das aulas. Também objetivamos apresentar o desenvolvimento de algumas aulas, usando diversos materiais didáticos como maquetes, aulas práticas no laboratório e visitas à universidade. Por esses e outros motivos, podemos aprimorar nosso conhecimento na escola básica focando sempre em melhorar a forma de ensinar o aluno. Com o apoio do PRP podemos ser cada dia melhores profissionais. Ao longo do tempo os professores tiveram o desafio de dominar e se ater ao conteúdo esperado, corrigir provas e preparar alunos para a faculdade. Hoje essas funções são mais amplificadas, pois, uma das várias dificuldades que eu encontrei nessa formação, é aguçar o interesse dos alunos para com a matéria apresentada, no entanto com a ajuda da minha preceptora conseguimos conciliar matéria práticas e conteúdo juntando esses dois modos para uma melhor experiência em sala de aula, com esse aluno compreendendo mais facilmente a matéria e se envolvendo com o assunto exposto.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA