Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "RIBEIRO, Joelma Pinheiro de Jesus"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Um produto educacional para o estudo do movimento retilíneo uniformemente variado usando a plataforma Arduíno
    (2022-09-26) RIBEIRO, Joelma Pinheiro de Jesus; BRÍGIDA, Angela Costa Santa
    Este Trabalho de Curso intitulado Análise experimental do MRUV sobre um plano inclinado com o uso do Arduino Pro Micro foi uma continuidade de um projeto desenvolvido no Programa Navega Saberes/Infocentro realizado na UFPA campus Salinópolis, cujo objetivo era analisar e caracterizar o movimento uniformemente variado e seus conceitos por meio de forças que atuam sobre uma rampa inclinada, ele foi aplicado na Escola Estadual do Ensino Médio Francisco da Silva Nunes com 15 alunos. O aparato experimental foi composto por sensores (LED+LDR) em uma rampa disposto em uma configuração. Na qual detectava a presença ou não de um carrinho em movimento de descida, sendo que estes sensores eram conectados a uma placa de Arduíno pra aquisição de dados. Para que este trabalho fosse aplicado na escola foi elaborado uma sequência didática dividida em 3 etapas, sendo a primeira, um roteiro experimental para explorar as potencialidades do experimento, a segunda parte consistia em explicar o assunto aos alunos e pôr fim a aplicação dele em sala. Essa sequência didática foi fundamentada na Teoria de Aprendizagem Significativa de David Ausubel associada a tecnologias de informação e comunicação (TIC). Como resultado os alunos tiveram algumas dificuldades no entendimento teórico visto que esse assunto foi dado durante o período de pico da pandemia do COVID-19, em se tratando parte experimental os alunos conseguiram construir os gráficos que regem o MRUV e compreendê-lo fisicamente. Dessa forma, foi possível constatar que o experimento facilitou no entendimento do assunto pois associou a teoria com a prática mostrando ser um recurso importante no processo de ensino-aprendizagem visto que se trata de um complemento das aulas teóricas trazendo assim, mais motivação aos alunos.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA