Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "REIS, Gabriel Kitlis da Costa"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaDesconhecido
    Abordagem CTS com enfoque em óleos essenciais: uma contextualização no ensino de Química
    (2022-12-09) REIS, Gabriel Kitlis da Costa; RIBEIRO, Alcy Favacho; http://lattes.cnpq.br/2716307121659406
    No âmbito de educação em ciências, é notável como tem sido desafiador transmitir o conteúdo com um propósito maior ao de avançar de nível durante a educação básica. A abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) busca inserir no meio escolar, um passo avante no processo de ensino-aprendizagem ao aliar os conteúdos teóricos (os quais muitas vezes são apenas fórmulas complexas ou mera preparação para um vestibular), com elementos presentes no cotidiano dos estudantes, visando favorecer, além de melhor assimilação do conteúdo trabalhado em sala de aula, uma formação voltada para a cidadania. O principal objetivo neste trabalho foi gerar, a partir de um estudo prévio sobre óleos essenciais, uma intervenção metodológica através de abordagem CTS em uma turma de 3º ano do ensino médio. Para tal, esta breve contribuição utilizou-se de elementos prévios de pesquisa em óleos essenciais como introdução para intervenção metodológica que abordou alguns pontos presentes na abordagem em questão. Após dois questionários aplicados em momentos deferentes (pré e pós intervenção metodológica) obteve-se alguns resultados: no primeiro momento, 61,1% dos alunos não conseguiam observar os conteúdos de Química além da sala de aula, ou seja, em seu cotidiano. No momento posterior à proposta, 77,8% já afirmavam ter tal percepção, o que foi um grande avanço. No final, a metodologia de ensino teve aprovação de 94,4% por parte da turma a qual foi o espaço amostral de obtenção de dados. De modo geral, a proposta apresentou-se eficaz para o objetivo proposto, podendo ser adaptada para diversos assuntos e em qualquer ano de ensino que contenha a componente curricular Química.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA