Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "REIS, Everson Jyan Brasil"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Explorando a criatividade e a sensibilização ambiental no Ensino Fundamental por meio da robótica sustentável
    (2024-02-15) REIS, Everson Jyan Brasil; FELIX, Rosigleyse Corrêa de Sousa; http://lattes.cnpq.br/1452935151806378; https://orcid.org/0000-0002-3769-0792
    Este trabalho é resultante de ações extensionistas do projeto: Robótica sustentável como ferramenta pedagógica aliada à educação ambiental, desenvolvido no período de agosto de 2021 a agosto de 2023, cujo objetivo do projeto foi aplicar a Robótica Sustentável como ferramenta pedagógica para a educação científica e ambiental juntos aos alunos de escola. Assim, o objetivo desta pesquisa é analisar as contribuições pedagógicas do uso da robótica sustentável para promover a sensibilização ambiental. O projeto foi dividido em duas fases, realizadas em escolas estaduais do município de Capanema, no Pará. Em ambas as fases foram desenvolvidas atividades teóricas e práticas com a construção de experimentos de robótica sustentável, utilizando materiais recicláveis e reutilizáveis. O público alvo foram estudantes do ensino Fundamental (Anos finais) e médio. Como instrumento de coleta de dados foram utilizados um formulário estruturado (Fase 1) e anotações em diário de bordo (Fase 2), para facilitar o registro das atividades. Para a análise dos dados foi utilizado o método de Análise de conteúdo de Bardin (2011), organizadas em três etapas: I) pré-análise, II) exploração do material, e III) tratamento dos resultados. Os resultados mostraram uma participação ativa dos alunos, promovendo habilidades como criatividade, e resolução de problemas, em busca de possíveis caminhos para minimizar o impacto dos resíduos no ambiente escolar. A abordagem interdisciplinar possibilitou a conexão entre diferentes áreas do conhecimento e a conscientização sobre a importância da sustentabilidade. A continuidade do projeto reforçou a conscientização ambiental e a busca por soluções sustentáveis no contexto escolar, além de proporcionar de maneira simples e acessível que a educação aconteça em diversas áreas do conhecimento, contribuindo assim não só para a discussão ambiental, mas também no uso pedagógico para o ensino de outros componentes curriculares (ensino de física, química, matemática).
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA