Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "REIS, Bernardo Silva Noronha"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A contribuição das tecnologias digitais no processo de ensino aprendizagem
    (2025-10-08) REIS, Bernardo Silva Noronha; COSTA, Norma Cristina Vieira; http://lattes.cnpq.br/0195364822232443; https://orcid.org/0000-0003-2618-3346
    Este trabalho analisa a contribuição das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no processo de ensino-aprendizagem, destacando tanto suas potencialidades quanto os desafios enfrentados pelas instituições escolares e professores. As TDICs demonstram capacidade de dinamizar práticas pedagógicas, promover maior interatividade, favorecer o protagonismo discente e personalizar o aprendizado. Além disso, evidenciam-se como ferramentas estratégicas em situações emergenciais, como na pandemia da Covid-19, quando possibilitaram a continuidade escolar. Contudo, os resultados também revelam entraves significativos, como a precariedade da infraestrutura tecnológica, a desigualdade no acesso, a ausência de políticas públicas consistentes e a insuficiência da formação docente. Esses fatores limitam a efetividade do uso pedagógico das tecnologias e, em alguns contextos, reforçam desigualdades históricas, especialmente em regiões amazônicas, rurais e ribeirinhas. Para superar tais barreiras, o estudo aponta caminhos concretos: investimento em infraestrutura tecnológica e conectividade, formação docente continuada e contextualizada, integração curricular que valorize os saberes e culturas locais e políticas públicas de equidade digital. Além disso, defende-se o uso crítico e responsável das TDICs, de modo a manter o professor como mediador central no processo de ensino-aprendizagem. Conclui-se que as TDICs, quando utilizadas de forma planejada e crítica, possuem grande potencial de inclusão e inovação pedagógica. No entanto, sua efetiva contribuição depende da articulação entre infraestrutura, políticas públicas e práticas educativas transformadoras, de forma a promover uma educação mais democrática, significativa e alinhada às demandas contemporâneas.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA