Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "PIEDADE, Adriele Ferreira"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Gestão escolar como articuladora da relação escola, família e comunidade
    (2019-09-06) PIEDADE, Adriele Ferreira; RIBEIRO, Marcilenia de Jesus Silva; http://lattes.cnpq.br/6745329238138162
    O presente trabalho trata de um estudo sobre gestão escolar como articuladora da relação escola, familia e comunidade, desenvolvida na Escola Municipal de Ensino Fundamental Profº Raimundo Ferreira localizada na comunidade de Taperaçu Campo no Município de Bragança, na região nordeste do Estado do Pará, cujo objetivo visa analisar a gestão escolar e sua articulação na missão de parceria com família e comunidade para melhores desempenho escolar. A pesquisa desenvolveu-se na perspectiva da abordagem qualitativa, com enfoque fenomenológico, pois a coleta das informações realizou-se junto aos próprios sujeitos, tendo como enfoco principal descrever na realidade o objeto de estudo, no período de Agosto/ Setembro de 2019, na qual utilizou-se como instrumentos de coleta de dados, a entrevista estruturada com questionários de perguntas abertas, contando com a participação de uma gestora, um coordenador Pedagógico, um professor, um representante das famílias (mãe de aluno). Com base na análise dos dados coletados, conclui-se que a Gestão Escolar tem o desafio de suma importância para democratizar os saberes e as práticas dentro e fora da escola, procurando envolver todos os sujeitos a fim de que cada um assuma seu papel em prol de uma escola mais participativa. A escola é formada por sujeitos pensantes que lutam por uma sociedade justa, procurando promover ações participativas e atividades que visem o envolvimento e o comprometimento das pessoas. As parcerias entre a escola e a família existem, mas precisam de apoio para dar certo. Dai observa-se que a escola como parceira necessita criar estratégias de ensino para inseri-lo no processo pedagógico e é dever redirecionar concepções e conceitos em sua organização pedagógica, considerando as especificidades desse segmento.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA