Navegando por Autor "PANTOJA, Silvia Raquel de Souza"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A importância dos pensamentos feministas para novas construções de narrativas expográficas nos museus de Belém: Vivências de uma discente mediadora no MABE (Museu de Arte de Belém)(2019-12-07) PANTOJA, Silvia Raquel de Souza; FERREIRA, Luzia Gomes; http://lattes.cnpq.br/7045722681867926Enveredo por caminhos que partem da minha experiência enquanto discente-mediadora, nos espaços do curso de Museologia da UFPA e Museu de Arte de Belém, que demonstram algumas confluências entre teoria e prática na minha formação acadêmica, minhas influências para esta pesquisa, a forma com que eu lidava a respeito da mediação, a ausência da disciplina de Educação Museal no curso e sua ausência como metodologia de trabalho no estágio. Dessa forma, eu narro, falando de mim a partir do conceito de escrevivência de Conceição Evaristo. A seguir, encaminho à relação entre sociomuseologia e estudos de gênero tendo como referência a tese de Aida Rechena, isto posto, avanço para discussões nas quais pretendo demonstrar a importância dos diversos movimentos feministas para novas construções de narrativas expográficas de maneira a representar as diversas mulheres, assim, caminho para uma breve análise sob a produção entre Museologia e Gênero no Brasil a partir de igualmente uma perspectiva local dessa produção. Por fim, realizo análise expográfica da exposição de longa duração do MABE Janelas do passado, espelhos do presente: Belém do Pará, arte, imagem e história, como foco no terceiro eixo narrativo intitulado Os construtores da Cidade: um olhar sobre o povo, com isso, utilizando o catálogo da exposição como fonte de dados e análise, destaquei seis pinturas do núcleo expositivo para analisar como as mulheres negras foram representadas na narrativa adotada para a exposição, e estabeleço relações para se discutir a partir do Feminismo Negro, utilizando como ferramenta metodológica o conceito de Interseccionalidade; além disso, também faço parâmetros com a atual exposição em vigência no MABE para saber se as práticas de representação dessas mulheres continuam as mesmas ou se modificaram.