Navegando por Autor "PANTOJA, Brendo Monteiro"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Práticas metodológicas no ensinar e aprender trigonometria(2019-12-12) PANTOJA, Brendo Monteiro; THIJM, Gerlândia de Castro Silva; http://lattes.cnpq.br/9934039543357877Este trabalho aborda o ensino da trigonometria nas escolas, fazendo relação com as metodologias do campo da educação matemática. Tem como objetivo principal descrever as práticas metodológicas no processo de ensino-aprendizagem deste conteúdo e levantar as dificuldades envolvidas neste processo. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória, que utilizou como principal instrumento de coleta a entrevista, analisada à luz da bibliografia pertinente. Propõem-se questões sobre como o aluno e o professor lidam com as mudanças do atual contexto e quais as dificuldades que eles encontram para ensinar e aprender trigonometria com um olhar para o ensino médio. Dentre as principais dificuldades elencadas por estudantes no aprendizado da trigonometria está o fato de não saberem sobre como lidar com a parte algébrica. Estas dificuldades aumentam por não terem um trabalho pedagógico que se utilize de diferenciadas metodologias com o propósito de propiciar a aprendizagem.