Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "OLIVEIRA, Maria Eduarda Soares de"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Registros e condicionamentos na memória corporal: estudos preliminares para aquisição de repertórios corporais
    (2023-12-14) OLIVEIRA, Maria Eduarda Soares de; MARTINS, Benedita Afonso; http://lattes.cnpq.br/6379814397024971
    Este trabalho de conclusão de curso versa sobre uma abordagem acerca do condicionamento de repertórios corporais, especificamente sobre o trajeto na aquisição de informações corpóreas dentro das perspectivas fenomenológicas em sala de aula, com embasamento de inúmeros estudos conceituais do ‘ser-no-mundo’ em uma esfera artística de experimentos e inserção no mundo profissional; de diversas realidades pessoais, sociais e, principalmente, de valores e concepções de vida. Esta pesquisa propicia, portanto, objetivos gerais e específicos no que tange a administração de artistas com seus corpos dançantes por meio de experiências metodológicas e estratégicas com: 1) estudos teóricos e seus conceitos acerca da ciência da motricidade humana e os comportamentos corporais; 2) investigações comportamentais dos sujeitos artísticos e como eles agenciam estes movimentos em suas linguagens de identificação; 3) desenvolvimento metodológico-experiencial para o trabalho da potencialização destas memórias corporais. Para isso, tal pesquisa será dividida em tópicos e discorrerá no que diz respeito aos processos da permissão condicionada para um campo corporal versátil e de propriocepção, bem como atravessamentos captados durante dinâmicas, propostas didáticas sugeridas e a realização de entrevistas para o estudo das sensações e descobertas adquiridas durante o processo, feitas por mim, Maria Eduarda, dentro do Studio de Danças por Lucinha Azeredo, espaço coordenado pelos diretores e proprietários Maria Lúcia Ribeiro de Azeredo e Thiago Mendes Parente, juntamente com a colaboração acadêmica da Profa. Dra. Bene Martins — FADAN, cujo plano de propostas aplicadas debruçou-se na práxis docente em instituições de ensino não-formal, a partir dos conhecimentos agenciados durante o curso de Licenciatura em Dança. Nesse sentido, este estudo dialoga com os seguintes autores: Nóbrega (2008), a qual abarca aspectos do corpo, da percepção e do conhecimento embasados em MerleauPonty; Merleau-Ponty (1945) propriamente dito e igualmente apresentando enfoques da fenomenologia da percepção; Resende e Silva (2019) no que concerne a princípios organizativos de movimento em dança contemporânea; Ferreira (2010) enquanto guias no que se refere ao corpo em sua totalidade dentro dos parâmetros reflexivos de Ponty e entre outras referências. Desse modo, analisa-se uma (in) conclusão no âmbito indagativo destes experimentos corpóreos e futuramente versáteis, elaborado e aplicado por mim, graduanda Maria Eduarda Oliveira, juntamente das turmas selecionadas para a fortificação destas pesquisas preliminares. Tais como transbordares adquiridos durante toda a observação-prática em campo e, igualmente, como parte fundamental das pesquisas a fim de viabilizar possibilidades e apresentar a relevância deste corpo aberto, disponível e recheado de repertórios facilitadores de um fazer artístico diversificado.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA