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Navegando por Autor "OLIVEIRA, Luann Victor Chermont de"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Estratégias de marketing ambiental utilizadas pelo Clube do Remo, Belém-PA, em campanha por um futebol com responsabilidade socioambiental
    (2024-10-09) OLIVEIRA, Luann Victor Chermont de; JATENE, Izabela da Silva; http://lattes.cnpq.br/0001477213984363; https://orcid.org/0009-0000-7999-0067
    As constantes transformações que o mundo digital passa influenciam mudanças no comportamento de muitos setores da sociedade Um comportamento importante notado com o avanço digital foi o modo de ativismo, que aumentou o alcance e novas estratégias de marketing e apelo. O futebol é um esporte que move multidões, tendo gigantescas torcidas e ampla visibilidade. Na Amazônia, o Clube do Remo é um time de futebol com uma das maiores torcidas do Norte do Brasil, tendo grandes responsabilidades sociais, seja na formação de opiniões ou na inserção de novos produtos e tendências. Esses grandes representantes de publicidade possuem importância na Amazônia, pois a região possui gigantesca diversidade ambiental, social e cultural, mas sofre com diversos tipos de explorações e degradações. Os objetivos deste estudo é analisar as estratégias multicanais de marketing utilizadas pelo Clube do Remo para promover a campanha ambiental “Sinta a Amazônia” e sua responsabilidade socioambiental, além da análise da diversidade social das concepções das “Amazônias”. Esta análise deu-se a partir do lançamento da campanha outras publicações pertinentes, tanto no site do Clube do Remo como em suas redes sociais. A literatura mostra o futebol como importante ferramenta de lutas e ativismos sociais, principalmente por ter grande quantidade de torcedores e ter apelo da mídia e do comércio, podendo realizar estratégias de marketing com outras organizações e para consumo. Em relação a diversidade social das Amazônias, os estudos mostram mais de mil tribos indígenas com relações diferentes com o meio ambiente, tendo suas próprias concepções de espaço amazônico, os estudos mostram que existem diversas visões diferentes e importantes da Amazônia que diferem da visão eurocêntrica que vê a região como um deserto demográfico. A campanha realizou publicação de fatos e imagens chocantes para que os torcedores sentissem os impactos e se conscientizassem ao sentir o quanto a destruição e poluição podem impactar a Amazônia. Ressalta-se a importância de analisar o uso do marketing em questões de ativismo no futebol.
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