Navegando por Autor "OLIVEIRA, Edlene Modesto de"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Pedagogia, música e autismo: uma análise sobre a literatura pertinente a educação musical e inclusão de pessoas autistas(2019-06-29) OLIVEIRA, Edlene Modesto de; ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos; http://lattes.cnpq.br/5035093639365870Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa bibliográfica que teve como objetivo investigar a relação entre Educação Musical e o Transtorno do Espectro Autista (TEA) em publicações realizadas nos portais da ANPED, ANPED NORTE, Capes, SciELO, EDUCERE, Fórum Internacional de Pedagogia (FIPED), Revista Brasileira de Educação (RBE) e Revista Música Hodie, de 2014 a 2018. A pesquisa bibliográfica (SEVERINO, 2007) resultou no mapeamento de 30 textos referentes à temática estudada, os quais foram analisados por meio da pesquisa qualitativa (LÜDKE; ANDRÉ, 1986 e BOGDAN; BIKLEN, 1999). Apresentamos primeiramente os resultados do mapeamento, quais instituições publicaram sobre a temática, quais foram os autores, as metodologias utilizadas por eles e quais áreas de conhecimento têm embasado compreensões sobre o tema. Posteriormente, apresentamos um breve panorama do que é o Transtorno do Espectro Autista (TEA), ancorado na legislação brasileira, o histórico e a caracterização do mesmo. Abordamos também sobre a importância da música e os documentos curriculares que baseiam a educação musical no cenário brasileiro. E, por fim, analisamos os artigos encontrados e discutimos como estão as publicações na área e qual a importância da música para o desenvolvimento de pessoas autistas. Concluímos que a díade Educação Musical e Autismo ainda necessita de maior atenção por parte da comunidade acadêmica, pois ainda existem poucas publicações na área, e é necessário que as pesquisas aumentem, a fim de possibilitar maiores oportunidades de educação musical aos indivíduos com TEA. No entanto, apesar das poucas pesquisas na área, foi possível diagnosticar, por meio das publicações encontradas, que a música em relação ao tratamento de pessoas autistas tem muitos benefícios, dentre eles destacam-se, a melhora do relacionamento interpessoal e a aquisição da confiança verbal e vocal. Pois, como sabemos, a área social-afetiva e a fala são um dos problemas que a maioria dos indivíduos autistas apresentam.