Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "OLIVEIRA, Carina de Oliveira e"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O uso de personagens de Histórias em Quadrinhos (HQ) no ensino de Química: o lúdico como instrumento de aprendizagem
    (2022-08-31) OLIVEIRA, Carina de Oliveira e; SANTOS, Janes Kened Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/1953451890905577; https://orcid.org/0000-0001-9294-5391
    A instrução normativa nº01/2022 da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Pará que regulamenta as atividades de TCC, disponibilizou a ampliação do leque de atividades aceitas para a avaliação de trabalhos de conclusão de curso, buscando reduzir os impactos negativos da pandemia de COVID-19 no cenário estudantil. Em consonância com este documento, o presente trabalho apresentará as atividades desenvolvidas durante o projeto Ludquí, que contou com o desenvolvimento e aplicação de materiais didáticos, baseados no estilo de Histórias em Quadrinhos (HQs), englobando a área de Ciência da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia. O intuito é tornar as aulas de ciências mais dinâmicas e divertidas, auxiliando os estudantes com o desenvolvimento da sua capacidade de análise e reflexão e potencializando a aprendizagem, tornando-a mais significativa. Os assuntos e personagens associados, foram divididos entre a equipe de produção, onde o passo a passo de elaboração, dividiu-se em: Construção inicial do assunto, que conta com a apresentação do personagem, associação com uma disciplina de ciências, produção de exercício e por fim o mapa conceitual sobre o tema. Após esse processo inicial, elaborado em forma de documento, os materiais digitados eram por fim encaminhados para a produção gráfica após avaliação do conteúdo pela coordenação do projeto. Os materiais serão aplicados pelos bolsistas, com estudantes da classe hospitalar, dos hospitais do projeto, para várias faixas etárias e níveis de escolaridade, com o plano de ser estendido futuramente para outros locais e espaços educativos para execução e avaliação. Conclui-se que o projeto é de extrema relevância para a formação do professor e consequentemente um facilitador de aprendizado, indo de encontro a um dos principais focos dentro do ensino de Ciências, que é a busca por novas teorias, metodologias e abordagens, capazes não só de transformar a postura do docente em classe, mas possibilitar uma quebra das fortes características do ensino tradicional, que ainda prevalece nos currículos atuais.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA