Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "NUNES, Wykli da Costa"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Pelas lentes do miriti: um olhar sobre a cibercultura e a interdisciplinaridade na licenciatura integrada
    (2018-12-27) NUNES, Wykli da Costa; LUCIO, Elizabeth Orofino; http://lattes.cnpq.br/9802121543478378; https://orcid.org/0000-0002-3446-5530
    Este estudo é motivado pela premissa da busca do entendimento sobre os elos alfabetização e alfabetização digital, e as implicações e considerações a respeito da cultura digital, a cibercultura, tomados pelos alunos do curso de graduação em Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens, da Universidade Federal do Pará, que tem uma perspectiva interdisciplinar em seu Projeto Político Pedagógico. A pesquisa foi desenvolvida com uma turma do turno noturno do curso supracitado, durante o ano de 2017, utilizando-se de três instrumentos de pesquisa, sendo eles: Observação participante; Questionário semiestruturado e uma Pesquisa-formação, elaborada em recurso audiovisual. A análise da pesquisa se voltou para o vivenciado em sala e as contribuições ao questionário e ao vídeo-pesquisa, percebendo a forma como se veem nesta cultura digital, à luz de Pierre Lévy (1999) e suas contribuições sobre a cibercultura. Com esta pesquisa, foi possível fazer alguns apontamentos quanto ao curso e este elo digital, tais como: 1) O curso, apesar de ter olhar interdisciplinar e integrado, considera a tecnologia apenas uma ferramenta de ensino, restringindo sua potencialização real; 2) Os participantes da pesquisa assumem a importância da tecnologia em sala de aula, entretanto, não se sentem preparados para tal tarefa; 3) Os discentes têm muitas dificuldades em lidar com esta cultura, mesmo fazendo parte constituinte dela.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA