Navegando por Autor "NONATO, Valdilene Maria Vasconcelos"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Coordenação pedagógica no ensino fundamental: atribuições e práticas na escola de ensino fundamental no município de Acará(2019-09-10) NONATO, Valdilene Maria Vasconcelos; HORA, Dinair Leal da; http://lattes.cnpq.br/2705119184820662A presente pesquisa tem como tema: Coordenação Pedagógica no Ensino Fundamental: Atribuições e práticas na Escola de Ensino Fundamental no Município de Acará, que tem por finalidade conhecer as atribuições e práticas que o Coordenador Pedagógico exerce no âmbito escolar e como se dá as relações e mediações do coordenador com os professores na escola. Tem como objetivo refletir sobre o papel do Coordenador Pedagógico, conhecer sua função na prática educativa, buscar compreender as várias atribuições que lhes cabem como o profissional que promove a articulação, a mediação e a transformação no âmbito escolar. A abordagem utilizada foi qualitativa, o tipo de pesquisa escolhida foi o Estudo de Caso, através de coleta de dados realizadas na EMEIF Manoel Antônio de Castro, na cidade de Acará, por fazer-se necessário esse entendimento utilizou-se como instrumento de coleta de dados a observação, entrevistas e análise documental. O Coordenador Pedagógico precisa ser um profissional capaz de realizar a formação continuada com os professores, buscando contribuir para uma educação capaz de suprir as necessidades dos alunos, daí a relevância de se conhecer a identidade do Coordenador Pedagógico, para realizar um trabalho de qualidade fornecendo subsídios para a escola e principalmente para os professores. Dadas as questões e reflexões levantadas através dos estudos e entrevistas realizadas, obteve-se o seguinte resultado: O Coordenador Pedagógico apresenta-se como um profissional importante no processo ensino aprendizagem e na formação continuada dos docentes, sendo um agente mediador e articulador das ações pedagógicas visando sempre o melhoramento da educação.