Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "NASCIMENTO, Wiltiana Maria Sousa do"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Ganhos pedagógicos do trabalho com o gênero poema nos processos de alfabetização e letramento: uma proposta de ensino vivenciada no PIBID Pedagogia em Capanema-Pa.
    (2022-06-17) NASCIMENTO, Wiltiana Maria Sousa do; CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2012685775215935
    Esta pesquisa descreve e analisa os resultados de uma sequência didática com o gênero poema em uma turma de 4º ano do ensino fundamental, no contexto do estágio de iniciação à docência realizado em uma escola pública do município de Capanema-Pará. O objetivo geral é compreender a contribuição do gênero poema enquanto ferramenta de ensino contextualizado de práticas de linguagem (leitura/escuta, produção textual, oralidade, análise linguística e semiótica) nos processos de alfabetização e letramento. A investigação está ancorada na abordagem qualitativa de pesquisa científica, de natureza básica, com fins descritivo e explicativo. As análises e discussões implementadas foram construídas com base nos dados levantados pela autora durante a sua participação como bolsista no subprojeto Práticas Interdisciplinares de Alfabetização e Letramento no Ensino Fundamental, integrante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), executado no Campus Universitário de Capanema da Universidade Federal do Pará (UFPA), em parceria com uma escola pública da rede municipal, no período de agosto de 2018 a janeiro de 2020. Os sujeitos da pesquisa são 26 estudantes da turma acompanhada pela estagiária autora do trabalho no decorrer das atividades de estágio e uma professora regente da turma. A técnica empregada no levantamento dos dados foi a observação participante, com a utilização do diário de campo para o registro qualitativo dos fatos transcorridos no processo de implementação das atividades didáticas para o ensino do gênero supracitado. Os dados da pesquisa mostram que os avanços alcançados no decorrer da experiência de ensino foram bastante significativos, haja vista que os(as) estudantes conseguiram compreender e desenvolver com sucesso as atividades planejadas, em todos os módulos do plano de ensino. Desta forma, defende-se que a utilização do gênero poema enquanto ferramenta pedagógica de alfabetização e letramento colaborou efetivamente com a aprendizagem dos(as) estudantes, indo além de um mero exercício mecânico e descontextualizado de leitura e escrita Assim, procurou-se demonstrar que quando se trabalha o gênero literário de maneira contextualizada e significativa, valendo-se de variadas possibilidades para desenvolver a alfabetização articulada ao letramento, acaba-se ressignificando o ensino da leitura e da escrita na escola e motivando ainda mais os(as) estudantes para aprender.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA