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Navegando por Autor "MOURA, Cleide Rodrigues"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação ambiental: análise da percepção ambiental na comunidade escolar face aos recursos hídricos da localidade do Arapari, Senador José Porfírio, Pará
    (2019-07-23) MOURA, Cleide Rodrigues; SILVA, Marcio Rogério da; http://lattes.cnpq.br/1136612613285395
    Senador José Porífirio que pertence ao estado do Pará, é berço de duas Unidades de Conservação do qual a Comunidade do Arapari faz parte. Nesse contexto, pode-se perceber a importância da Educação Ambiental para conservação do Igarapé Arapari, entorno da Unidade de Conservação “Reserva de Desenvolvimento Sustentável – RDS/Xingu”. Com base nas informações, foi realizado um projeto de intervenção através de uma oficina participativa que tem como objetivo geral refletir sobre a importância da Educação Ambiental no espaço escolar, quanto ao processo de sensibilização dos sujeitos sociais em relação aos recursos hídricos na comunidade Arapari, cujo os objetivos específicos são: analisar a percepção ambiental da comunidade escolar em relação à poluição do igarapé Arapari, bem como avaliar os resultados obtidos a partir da metodologia utilizada, considerando a importância da conservação dos recursos hídricos. Nesse sentido, algumas ações foram realizadas dentro do espaço escolar, através de oficina participativa, envolvendo a Comunidade Escolar da EMEF Ignácio Cury Gabriel; Representante dos Movimentos Sociais; Instituto de Desenvolvimento Florestal da Biodiversidade do Estado do Pará – IDEFLOR BIO; Associação dos Agricultores do PA – Arapari e acadêmicos do Curso de Educação do Campo - UFPA, em torno da importância dos recursos hídricos para o equilíbrio ecológico e uso sustentável das famílias tradicionais. Analisando os resultados, ressalta-se que as práticas pedagógicas relacionadas à Educação Ambiental na EMEF Ignácio Cury Gabriel, não são trabalhadas com frequência, e que a abordagem sobre os recursos hídricos, principalmente do Igarapé que abastece a comunidade Arapari não estão sendo inserida no currículo escolar.
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