Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "MONTEIRO, Pedro Antonio Marques da Silva"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Realidade virtual como ferramenta pedagógica no ensino da educação física
    (2018-10-19) MONTEIRO, Pedro Antonio Marques da Silva; TOMÁS, Alessandra Mendonça; http://lattes.cnpq.br/0933396488981436
    As tecnologias de informação, comunicação e mídias eletrônicas estão cada vez mais presentes em nossas vidas. Essas tecnologias alteraram o modo de vida em sociedade, consequentemente, houve mudanças na educação. Hodiernamente, boa parte das escolas utilizam recursos tecnológicos para melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Entretanto, nem todas as escolas possuem recursos financeiros para tal. Nesse sentido, o objetivo do presente estudo foi apresentar uma estratégia de ensino-aprendizagem de baixo custo e diagnosticar a concepção de aprendizado dos estudantes por meio da utilização da realidade virtual nas aulas de Educação Física. A proposta metodológica foi desenvolvida através da pesquisa-ação, na qual montamos óculos de realidade virtual durante as aulas, os estudantes vivenciaram a educação imersiva e responderam a um questionário relacionado à experiência. A amostra foi constituída por 57 estudantes, de ambos os sexos (32 meninos e 25 meninas, com idade média de 11,9 anos), devidamente matriculados no 6º e 7º ano em escola particular de Castanhal – Pará. A dinâmica foi realizada em duas turmas seguindo a mesma pragmática. Para começar, houve uma conversa inicial e a divisão da turma em quatro grupos, montamos quatro óculos de realidade virtual com os moldes do “Google Cardboard”, utilizamos o programa “Human Body VR” para apresentar o corpo humano e em seguida os grupos montaram um quebra-cabeça do sistema esquelético. A vivência proposta no estudo suscitou para os sujeitos outra visão da Educação Física, na qual é possível mudar o cotidiano das aulas, tornando mais interativas e diferenciadas. Portanto, de acordo com as análises realizadas, observa-se que a realidade virtual pode ser considerada um instrumento pedagógico interessante e eficaz nas aulas de Educação Física, em se tratando do envolvimento que ela exerce, sendo assim, apresenta-se como uma ferramenta a mais como recurso pedagógico nas aulas de Educação Física e não uma troca de espaços ou metodologias.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA