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Navegando por Autor "MENDES, Heloisa do Socorro Martins"

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    Trabalho de Conclusão de Curso - EspecializaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Quadrilha junina paraense: valorização enquanto patrimônio cultural
    (2016-03-31) MENDES, Heloisa do Socorro Martins; SILVA, Ana Claudia dos Santos da; http://lattes.cnpq.br/6497775446764659
    O trabalho discorre sobre a dança de quadrilha, argumenta sobre possibilidade de sua formalização como patrimônio cultural imaterial pelas políticas públicas de estado. Explicita a relevância e compreensão da mesma como indutora de grande participação de pessoas e analisa a participação da gestão pública municipal e estadual em relação ao fortalecimento e incentivo em eventos oficiais. Dança de Quadrilha Junina, tem origem estrangeira e se acentuou no Brasil no século XIX, conquistando as diversas camadas sociais e não se restringiu há varias apropriações e inovações que sofreu, sendo cultivada pela população até a atualidade. A pesquisa foi qualitativa, primeiramente foi feita observação participativa tendo como base Guimarães (1975), em que demonstra que a participação é um dos pontos mais próximo de entender o outro, pesquisas bibliográficas e pesquisa de campo com três grupos de Dança de Quadrilha Junina: Sabor Açaí Junina (do município de Belém), Coração Junino (do município de Abaetetuba) e Revelação da Cremação Mirim (do município de Belém), foi feita entrevista (ROSA; ARNOLDI, 2006) com cinco temas contendo de duas a cinco perguntas. Foram feitas também entrevistas com a Associação de Quadrilhas Juninas e Núcleo de Toadas do Pará (AQUANTO) e Federação Municipal de Quadrilhas de Belém (FEMUQ). E em seguida com os órgãos Fundação Cultural de Belém (FUMBEL), Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves (CENTUR), Fundação Cultural Abaetetubense e uma visita ao Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN) do Pará, para a coleta de algum possível material a respeito da temática. Mediante a pesquisa realizada, a Dança de Quadrilha Junina apresenta-se além de patrimônio cultural imaterial, uma ação social envolvendo benefícios e contribuições para as crianças e adolescentes das periferias dos bairros e para o lugar, valorizando e reconhecendo a dança como parte integrante da comunidade.
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