Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "MELO, Adilson Ribeiro de"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Ensinar e aprender conteúdos matemáticos: desafios que se postam no dia a dia nas salas de aula da Educação Básica
    (2021-01-29) MELO, Adilson Ribeiro de; LEDOUX, Maria Lídia Paula; http://lattes.cnpq.br/1839640402319006
    Esta é uma pesquisa de natureza básica, de abordagem qualitativa, que tem como principal objetivo analisar os desafios que se postam na sala de aula enfrentados pela professora de Matemática para ensinar conteúdo de Fração para estudantes do 6º Ano do Ensino Fundamental. Participaram deste estudo, 36 estudantes do 6º Ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública do município de Igarapé-Açú-Pa. Para a composição das informações, fizemos observação nas aulas da professora de Matemática durante duas semanas. Após este período, realizamos a aplicação de um teste com questões do conteúdo de fração, na intenção de identificar as dificuldades dos estudantes em realizar as operações com fração. Durante o período de observação no campo de investigação, foi possível perceber que ensinar conteúdo de fração ainda é um desafio que posta nas salas de aula e, que causa preocupação, o que nos leva a fazer reflexões acerca do processo de ensino da Matemática. Compreende-se que ensinar Matemática não é uma tarefa fácil, porém é fundamental encontrar meios que possam contribuir para facilitar a melhoria do ensino, a partir da orientação necessária no sentido de estimular o estudante a desenvolver a capacidade e as habilidades para a aprendizagem de conteúdos matemáticos. Após aplicação do teste, estes foram organizados e os dados obtidos transformados em gráficos e analisados com base nos estudos realizados por teóricos que discutem a temática. Os resultados apontam que os desafios estão presentes nas salas de aula da Educação Básica, especialmente, quando se refere ao ensino de conteúdos matemáticos, como observado com estudantes do 6º Ano que fizeram parte deste estudo, o que consideramos que essas dificuldades podem estar relacionadas com a forma como os conhecimentos matemáticos foram aprendidos nos Anos Iniciais.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA