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Navegando por Autor "MATOS, Brenda Soele Souza"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O universitário com deficiência na Universidade Federal do Pará: apontamentos sobre o desempenho ocupacional
    (2017) MATOS, Brenda Soele Souza; SILVA, Cristina Gomes da; GUIMARÃES, Mariane Sarmento da Silva; http://lattes.cnpq.br/9865693510170459
    Introdução: As pessoas com deficiência conseguiram alcançar seus objetivos primordiais, legitimando seu direito ao acesso a educação. Atualmente, conseguindo mais espaço principalmente no ensino superior brasileiro. A partir deste ponto, torna­se importante saber como esses alunos desempenham suas ocupações nesse contexto. Objetivo: Os objetivos do presente estudo foram analisar o desempenho ocupacional dos universitários com deficiência física, fazer um levantamento dos universitários com deficiência, verificar as ocupações problemas dos universitários com deficiência de acordo com a Medida Canadense de Desempenho Ocupacional (COPM) e realizar uma análise ambiental dos locais inacessíveis citados pelos estudantes. Método: Esta pesquisa foi um estudo transversal de natureza descritiva, com abordagem quanti­qualitativa, utilizou­se, ainda, a pesquisa bibliográfica e a de campo. A população desta pesquisa abrangeu 09 (nove) universitários, de ambos os sexos, com deficiência física. Para a coleta de dados, utilizou se o COPM e, para a análise ambiental, utilizou­se os documentos elaborados pelo Núcleo de Inclusão Social, baseados na norma 9050 de 2015 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Os dados obtidos foram analisados, categorizados e quantificados. A análise qualitativa foi baseada na análise de conteúdo, para a análise dos dados quantitativos, utilizou se a estatística descritiva para o cálculo de frequência das categorias obtidas. Resultados: As categorias de análise foram divididas de acordo com as questões de desempenho ocupacional do COPM, que são autocuidado (alimentação, uso do banheiro e mobilidade), produtividade e lazer, na qual foram identificadas as ocupações problemas dos universitários com deficiência. Em relação à categoria de autocuidado, observou­se que 5 (cinco) dos universitários apresentam dificuldades em desempenhar esta ocupação (56%). Na categoria Produtividade, observou­se que 1 (um) universitário possui alguma dificuldade (11%), enquanto na categoria lazer, 1 (um) apresenta dificuldade (11%). Conclusão: A dificuldade dos estudantes com deficiência física em desempenhar as suas ocupações, estão ligadas as barreiras arquitetônicas e atitudinais da instituição de ensino, o que consequentemente pode influenciar na permanência, na satisfação e a qualidade de vida desse aluno.
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