Navegando por Autor "MARTINS, Ed Nilse Pinheiro"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Dificuldades na leitura entre alunos do 1º e 3º ano de uma escola pública de Igarapé-Açú-PA: uma análise a partir do discurso docente(2018-11-17) MARTINS, Ed Nilse Pinheiro; MAIA, Patrícia Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/4431710907133377Dificuldades na leitura entre alunos do 1º ao 3º ano de uma escola pública em Igarapé-Açu/PA: Uma análise a partir do discurso docente. O processo de aprendizagem da leitura perpassa por inúmeras dificuldades, sendo relevante seu conhecimento para uma maior qualidade no ensino. O presente estudo de caráter qualitativo, teve por objetivos entender o papel do docente diante das dificuldades de leitura de seus alunos e identificar os principais fatores que dificultam a aprendizagem da leitura dos discentes do 1º ao 3º ano na escola municipal Manoel Henrique da Rocha. Utilizou-se como ferramenta a entrevista semi-estruturada com o auxílio de um questionário, sendo os participantes dois docentes que lecionam do 1º ao 3º ano do ensino fundamental. Os docentes entrevistados expressaram que a falta de atenção das crianças, a ineficiência da assistência por parte dos pais e a estrutura da escola, estão entre os principais fatores que dificultam o processo de ensino. Acredita-se que essa realidade pode ser mudada a partir de ações por parte das famílias, professores, escola e das políticas públicas que valorizam a educação como algo significante e relevante para a emancipação da escolaridade neste país. A presente pesquisa alcançou os objetivos a que se propôs.