Navegando por Autor "MARQUES, Rosangela Caetana"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O ensino da música e a educação: a sua inserção no currículo da educação básica ao longo da história(2018-06-14) MARQUES, Rosangela Caetana; SOUSA, Celita Maria Paes de; http://lattes.cnpq.br/4919699202327083; https://orcid.org/0000-0003-0983-854XEste artigo tem como foco o ensino da música e a sua relação com a educação. Estaremos analisando a partir da perspectiva histórica e legal, como o ensino da música foi sendo inserido na educação formal no Brasil. O contexto de inserção da música no texto será abordado considerando as principais leis no campo da educação e de que maneira esses aspectos consideram a sua articulação no currículo da educação básica. Para aprofundamento do debate nas últimas décadas, recorremos aos seguintes documentos, Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB/1996), Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental e Médio (PCN/1997), Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (RCNEI/1998), Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI/2009) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC/2017). Apesar da música está inserida no contexto histórico da civilização e ser reconhecida como grande ferramenta para o desenvolvimento do ser humano, ela é desvalorizada na educação na educação básica.