Navegando por Autor "MARQUES, Paulo Wesley Ferreira"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Resolução de problema para o estudo de geometria plana(2019-12-10) MARQUES, Paulo Wesley Ferreira; SILVA, Aline Costa da; http://lattes.cnpq.br/4042913704698890O trabalho foi desenvolvido numa abordagem qualitativa em torno de uma prática realizada com alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental, objetivou analisar possíveis contribuições para aprendizagem sobre o estudo de geometria plana a partir de resolução de problema (resumo e introdução) e especificamente: “discutir os conceitos de perímetro, área medidas de comprimento; identificar indícios de compreensão de conceitos apresentados a partir da prática desenvolvida; realizar um feedback para identificar indícios de aprendizagem a partir das falas dos alunos”. Foi possível perceber a relevância do estudo da Geometria a partir da resolução de problemas para o desenvolvimento do raciocínio dedutivo do aluno, uma vez que ela desenvolve a capacidade investigativa, permite que o aluno sinta-se capaz de fazer e falar utilizando conceitos da matemática. Os estudos apontam também que, é fundamental que o professor faça reflexões e adote uma postura exploratória durante suas aulas, redirecionando algumas atividades, diversificando suas metodologias de ensino, desvinculando-se das aulas convencionais. Igualmente é preciso que o professor proponha novas estratégias de ensino com intuito de aproximar o conteúdo científico do cotidiano do aluno, e permita que ele associe o que aprendeu com situações rotineiras de sua vida fora da escola.