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Navegando por Autor "LIMA, Germana Rocha"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Avaliação do conhecimento dos neonatologistas sobre o teste do reflexo vermelho, na Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará
    (2008) LINS, Danielle Baptista; LIMA, Germana Rocha; MANENTE, Maíra; ALMEIDA SOBRINHO, Edmundo Frota de; http://lattes.cnpq.br/4949910049652505
    Anualmente, cerca de 500.000 crianças ficam cegas no mundo. A prevalência de cegueira infantil em países em desenvolvimento varia de 50 a 100 por 100.000 crianças. Nesses países, 60% das causas de cegueira e severo comprometimento visual infantil são preveníveis ou tratáveis, se detectadas precocemente. O Teste do Reflexo Vermelho (TRV) é um importante teste de triagem visual para a detecção da catarata congênita, glaucoma congênito e opacidades da córnea; em recém-nascidos. Este trabalho tem como objetivo principal avaliar o conhecimento sobre o TRV nos neonatologistas da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMP). Para a obtenção dos dados, aplicou-se um questionário padrão o qual constituía-se de perguntas sobre o conhecimento da tática e técnica do exame, as patologias detectadas pelo TRV, e o profissional indicado à realização do exame. As informações coletadas foram inseridas no programa EPI INFO, versão 6.04 para análise estatística dos mesmos. Evidenciou-se que 61,9% referiram não realizar o TRV; 76,2% responderam que o teste deve ser realizado em um olho separadamente; 71,4% optou como distância ideal entre o aparelho e o olho do paciente, 10 a 30cm; 61,9% responderam que o exame deve ser realizado com a pupila em midríase. Das patologias detectáveis, 78,6% indicaram que o retinoblastoma pode ser detectado, 73,8% responderam que a catarata poderia, 47,6% escolheram às opacidades da córnea e 45,2% referiram o glaucoma congênito. Todos concordaram que o TRV deveria ser um procedimento obrigatório nos berçários. Conclui-se que o conhecimento a respeito do Teste do Reflexo Vermelho entre os neonatologistas da instituição estudada é insatisfatório, havendo necessidade de capacitação teórica e prática desses profissionais antes da implementação do TRV.
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