Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "LIMA, Diego Souza"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Experimentações e prática no ensino de química : construindo saber químico escolar a partir de uma aprendizagem significativa
    (2018) LIMA, Diego Souza; SILVA, Marcio Rogério da; http://lattes.cnpq.br/1136612613285395
    O Ensino de Química tradicionalmente tem se limitado a mera reprodução de conceitos, em que a Ciência se constitui inacessível à sociedade. O conhecimento científico assim abordado limita-se ao cientificismo-acadêmico, não explorando a capacidade de reflexão dos alunos como construtores do conhecimento, carecendo de significado e aplicabilidade. Este trabalho baseou-se em nossas vivências de estágio, realizados na disciplina de Química e objetiva, diante da recusa ao Ensino de Química, discutir a realização de experimentações e aulas práticas como caminhos que norteiem uma aprendizagem significativa na disciplina, além de refletir sobre o papel do docente como mediador das situações de aprendizagem. No decorrer dos estágios, buscamos realizar experimentações e, diante das diferentes realidades e especificidades dos sujeitos envolvidos, aulas práticas que ao tratar os alunos como construtores de sua própria aprendizagem, permitiram-nos mediar às situações rumo a uma aprendizagem significativa. Assim, ao considerarmos que a prática docente se constrói no decorrer de sua carreira, concluímos com este trabalho que as experimentações e aulas práticas podem nortear os sujeitos envolvidos rumo a uma aprendizagem significativa, a fim de descortinar caminhos que possibilitem que o conhecimento científico-químico realmente se construa no espaço escolar.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA