Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "GARCIA, Lana Cristina Favacho"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Mahol: a dança de louvor como processo de ensino aprendizagem
    (2011-07-06) GARCIA, Lana Cristina Favacho; FERREIRA, Mayrla Andrade; http://lattes.cnpq.br/3654924974448971
    Esta pesquisa intitulada Mahol: A dança de louvor como um processo de ensino aprendizagem, nos convida a uma reflexão quanto á prática da dança, no ambiente litúrgico cristão protestante. Este trabalho aborda a visão de corpo da igreja medieval e seus reflexos na igreja evangélica contemporânea, com fins de entender a supressão da dança na igreja medieval e o crescimento dessa prática na igreja na contemporaneidade. Seu objetivo visa á disponibilização de materiais sobre o assunto, que ganha maior autenticidade por ter um olhar nativo desse processo, onde a pesquisadora trabalha sobre a perspectiva das igrejas evangélicas da contemporaneidade, especificadamente, a Igreja Batista Missionária da Amazônia (IBMA) em São Brás. A pesquisa caractetizou-se como uma pesquisa qualitativa, inicialmente, fez-se uma pesquisa bibliográfica a fim de conhecer autores referente a temática em questão. Através da utilização de uma pesquisa etnográfica, a qual permitiu apreender à realidade do trabalho de campo, a partir da observação participante, fez-se a análise investigativa da práxis da dança, obtida através de entrevistas com o grupo pesquisado Sibecai da IBMA. Esta visão proporcionou a construção da tríade dança- adoração- educação, que compõe os princípios desta pesquisa, como possibilidade de uma formação para além da escola, considerando o homem como ser histórico- social- cultural. Em diálogo com a dança, a adoração e a educação, apresento os principais autores abordados: Antônio Faro (2004),JudsonCornwall (1995) e Isabel Marques (2007), que nos levam a desbravar de maneira reflexiva, o universo do ambiente do culto evangélico, tendo como referência a dança e o adorador- educador, que contam como subsídios para reforçar a prática de ensino da dança na igreja, respeitando a cultura de cada denominação, propondo maior disseminação dessa prática como expressão de quem a vivência. O local da pesquisa de campo foi elencado pelo olhar nativo da pesquisadora, que partilha da mesma denominação, Batista. A escolha do objeto da pesquisa, o Ministério de dança Sibecai, ocorreu pela necessidade que a pesquisadora manifestou em observar o que já vivia na sua igreja local, para que pudesse dessa forma visualizar de fora para dentro sua vivência diária. Dessa forma, obteve-se dados satisfatórios como o processo ocorrido que levou a reflexão da prática da dança no culto evangélico, observado nos ensaios do Sibecai e no momento de ministração no culto na IBMA, o que evidenciou a dança de louvor como fonte de ensino e aprendizado. Essa prática não vem apenas como um complemento no culto evangélico, mas torna-se o próprio culto de quem vivencia.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA