Navegando por Autor "FREITAS, Yasmin Suany Tavares"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A heterogeneidade nas práticas de catação de caranguejos: entre relações de gêneros, saberes e práticas das mulheres em Bragança(2022-11-04) COSTA, Alciléia Silva da; MATOS, Taís do Socorro do Nascimento; FREITAS, Yasmin Suany Tavares; MACIEL, Rogerio Andrade; http://lattes.cnpq.br/4171802049479343; https://orcid.org/0000-0003-1673-5215O presente trabalho pretende compreender a prática da catação de caranguejos desenvolvida pelas mulheres do Bacuriteua, comunidade do município de Bragança-PA e como essa atividade é vista na escola. A problemática que perpassa a pesquisa é: a mulher é invisibilizada nas atividades artesanais, como a catação de caranguejo, dentro da comunidade do Bacuriteua? Os referenciais teóricos primários discutidos neste trabalho são: (Hage, 2016) e (Vieira et. al. 2013). Metodologicamente esta pesquisa se deu em dois momentos: leituras e debates sobre cultura, multiculturalismo, e heterogeneidade na Amazônia, e, no segundo momento a construção de um roteiro de entrevista para uma catadora de caranguejo. Nas análises dos dados identificou-se que essa prática artesanal e cultural, (a catação de caranguejos), abordada dentro das relações de gênero apresenta uma disparidade, o homem ganha status e reconhecimento, porém a mulher é pouco visibilizada, tendo pouco prestígio em sua atividade que requer tanto esforço quanto o trabalho exercido pelos homens na referida comunidade.Trabalho de Curso - Graduação - Capítulo de Livro Acesso aberto (Open Access) Práticas de alfabetização e letramento: uma experiência vivenciada no PIBID da UFPA - Campus Bragança(2022-10-20) SILVA, Raiane Ribeiro dos Santos; FREITAS, Yasmin Suany Tavares; CARDOSO, Maria Gorete RodriguesO presente trabalho foi produzido a partir do subprojeto PIBID Pedagogia Braganca/Capanema, que promove a formação inicial dos discentes de licenciatura, desenvolvendo aprendizagens interativas, reflexivas e significativas em escolas públicas dos municípios de Braganca e Capanema, estado do Para; procurando desenvolver um processo formativo que contemple a observação, a problematização e a investigação de questões e demandas escolares, o que gera a interação tanto por parte dos alunos bolsistas, quanto dos professores da escola de Educação Básica. O referido subprojeto foi realizado em três escolas que ofertam os anos iniciais do Ensino Fundamental, sendo duas no município de Braganca e uma no município de Capanema. Em cada escola, atuaram 8 bolsistas e 2 voluntários, contribuindo com os processos de ensino e aprendizagem, exercitando a docência nesses contextos escolares. O lócus deste trabalho foi a escola municipal Josefa Alvão, localizada no bairro do Jiquirí, cidade de Braganca-PA. Iniciamos o projeto com a formação sistemática dos bolsistas para preparação, ambientação e inserção no contexto educacional da escola. Nesse movimento, vivenciamos o momento de chegada na escola, de estabelecimento de vínculo com os professores, gestores, servidores e alunos. A receptividade da escola ao projeto e aos bolsistas criou um clima favorável e de motivação, deixando os estagiários mais confiantes e confortáveis. No decorrer do período de ambientação e observação, foi possível participarmos dos eventos e atividades escolares, o que promoveu, ainda mais, a aproximação com a comunidade escolar, permitindo caracterizar o contexto educacional, conhecer o perfil da turma e analisar a pratica da professora atuante no ciclo inicial do ensino fundamental. O presente trabalho tem como tema central a alfabetização e o letramento, e como objeto de estudo, as práticas de alfabetização e letramento desenvolvidas junto a turma. O objetivo geral e analisar como a implementação da sequência didática formulada pelos estagiários do PIBID favoreceu o processo de alfabetização e letramento dos alunos do 2o ano do ensino fundamental da escola Josefa Alvão, tendo como objetivos específicos: caracterizar a aprendizagem e desenvolvimento da oralidade, escrita e leitura dos alunos durante o estágio; identificar as estratégias de letramento que facilitaram a aprendizagem dos alunos ao longo do projeto; relatar as experiências vivenciadas durante o plano de intervenção.