Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "FREITAS, Yasmin Suany Tavares"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A heterogeneidade nas práticas de catação de caranguejos: entre relações de gêneros, saberes e práticas das mulheres em Bragança
    (2022-11-04) COSTA, Alciléia Silva da; MATOS, Taís do Socorro do Nascimento; FREITAS, Yasmin Suany Tavares; MACIEL, Rogerio Andrade; http://lattes.cnpq.br/4171802049479343; https://orcid.org/0000-0003-1673-5215
    O presente trabalho pretende compreender a prática da catação de caranguejos desenvolvida pelas mulheres do Bacuriteua, comunidade do município de Bragança-PA e como essa atividade é vista na escola. A problemática que perpassa a pesquisa é: a mulher é invisibilizada nas atividades artesanais, como a catação de caranguejo, dentro da comunidade do Bacuriteua? Os referenciais teóricos primários discutidos neste trabalho são: (Hage, 2016) e (Vieira et. al. 2013). Metodologicamente esta pesquisa se deu em dois momentos: leituras e debates sobre cultura, multiculturalismo, e heterogeneidade na Amazônia, e, no segundo momento a construção de um roteiro de entrevista para uma catadora de caranguejo. Nas análises dos dados identificou-se que essa prática artesanal e cultural, (a catação de caranguejos), abordada dentro das relações de gênero apresenta uma disparidade, o homem ganha status e reconhecimento, porém a mulher é pouco visibilizada, tendo pouco prestígio em sua atividade que requer tanto esforço quanto o trabalho exercido pelos homens na referida comunidade.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - Capítulo de LivroAcesso aberto (Open Access)
    Práticas de alfabetização e letramento: uma experiência vivenciada no PIBID da UFPA - Campus Bragança
    (2022-10-20) SILVA, Raiane Ribeiro dos Santos; FREITAS, Yasmin Suany Tavares; CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues
    O presente trabalho foi produzido a partir do subprojeto PIBID Pedagogia Braganca/Capanema, que promove a formação inicial dos discentes de licenciatura, desenvolvendo aprendizagens interativas, reflexivas e significativas em escolas públicas dos municípios de Braganca e Capanema, estado do Para; procurando desenvolver um processo formativo que contemple a observação, a problematização e a investigação de questões e demandas escolares, o que gera a interação tanto por parte dos alunos bolsistas, quanto dos professores da escola de Educação Básica. O referido subprojeto foi realizado em três escolas que ofertam os anos iniciais do Ensino Fundamental, sendo duas no município de Braganca e uma no município de Capanema. Em cada escola, atuaram 8 bolsistas e 2 voluntários, contribuindo com os processos de ensino e aprendizagem, exercitando a docência nesses contextos escolares. O lócus deste trabalho foi a escola municipal Josefa Alvão, localizada no bairro do Jiquirí, cidade de Braganca-PA. Iniciamos o projeto com a formação sistemática dos bolsistas para preparação, ambientação e inserção no contexto educacional da escola. Nesse movimento, vivenciamos o momento de chegada na escola, de estabelecimento de vínculo com os professores, gestores, servidores e alunos. A receptividade da escola ao projeto e aos bolsistas criou um clima favorável e de motivação, deixando os estagiários mais confiantes e confortáveis. No decorrer do período de ambientação e observação, foi possível participarmos dos eventos e atividades escolares, o que promoveu, ainda mais, a aproximação com a comunidade escolar, permitindo caracterizar o contexto educacional, conhecer o perfil da turma e analisar a pratica da professora atuante no ciclo inicial do ensino fundamental. O presente trabalho tem como tema central a alfabetização e o letramento, e como objeto de estudo, as práticas de alfabetização e letramento desenvolvidas junto a turma. O objetivo geral e analisar como a implementação da sequência didática formulada pelos estagiários do PIBID favoreceu o processo de alfabetização e letramento dos alunos do 2o ano do ensino fundamental da escola Josefa Alvão, tendo como objetivos específicos: caracterizar a aprendizagem e desenvolvimento da oralidade, escrita e leitura dos alunos durante o estágio; identificar as estratégias de letramento que facilitaram a aprendizagem dos alunos ao longo do projeto; relatar as experiências vivenciadas durante o plano de intervenção.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA