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Navegando por Autor "FONSECA, Ana Paula Souza"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Diagnóstico de conservação preventiva como ferramenta de proteção ao patrimônio móvel: estudo de caso da coleção de Etnografia Curt Nimuendajú
    (2015) FONSECA, Ana Paula Souza; COSTA, Sue Anne Regina Ferreira da; http://lattes.cnpq.br/3629751361208856
    O trabalho é um estudo de caso desenvolvido na reserva Etnográfica Curt Niumendajú do Museu Paraense Emílio Goeldi, que teve como objetivo fazer um diagnóstico básico de Conservação Preventiva. Visando apresentar um panorama dos agentes de degradação, as formas de acondicionamento e as dinâmicas dentro da reserva, sempre considerando o sistema de climatização de altas temperaturas e baixa umidade instalado na reserva técnica, contribuindo para a documentação do estado geral do acervo após a implementação deste sistema. Para tal foram realizados monitoramentos de temperatura e umidade em macroclima e microclimas, com intuito de se entender: 1) os parâmetros sobre os quais o acervo se mantem diariamente; 2) os materiais utilizados para o acondicionamento das peças e 3) as práticas de higienização. Os resultados mostraram que o acervo, apesar de possuir índices de temperatura e umidade nem sempre condizentes com a literatura, permanece, em geral, em estado estável, com problemas em determinados pontos e peças, necessitando estas análises mais aprofundadas para a determinação exata do agente causador do dano. Com relação a higienização, pequenas alterações na frequência e forma de limpeza do espaço e dos mobiliários, resultariam em grandes mudanças para a conservação do mesmo, visto que foram identificadas a presença de determinados pragas (artrópodes). Estas por sua vez também precisam ser identificadas futuramente com intuito de definir a periculosidade da presença das mesmas no local. Portanto, apesar de inicial o diagnóstico desenvolvido para o acervo, este mostra que as condições gerais são positivas necessitando de mais investimentos na área de conservação, seja em pesquisa quanto em mão de obra, para que o Museu Paraense Emílio Goeldi continue cumprindo adequadamente seu papel de fiel depositário, deste patrimônio que pertence a todas as comunidades amazônicas.
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