Navegando por Autor "FERREIRA, Thiago da Silva"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Vivências do estágio supervisionado no Ensino Fundamental I em uma escola pública em Bragança - PA: uma perspectiva epistemológica da prática pedagógica.(2023-12-05) FERREIRA, Thiago da Silva; SILVA, Maria da Luz Duarte Leite; http://lattes.cnpq.br/0859860260888026O presente trabalho trata-se das vivências no Estágio Supervisionado no ensino fundamental anos iniciais do qual é um momento imprescindível da formação docente por proporcionar o experienciar à realidade de sala de aula, possibilitando se realizar de fato, a ligação entre a teoria e a prática, promovendo a práxis educativa. Vale destacar que, a realização do referido Estágio ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. Jorge Daniel Souza Ramos em Bragança/PA, no período de 05/09/2023 a 22/09/2023. O objetivo deste estudo é compreender a relação teoria-prática na sala de aula, numa perspectiva da epistemologia da práxis. Desse modo vê-se o estágio como um eixo central na formação acadêmica do futuro professor, pois é através desta fase da formação que o estagiário tem acesso aos conhecimentos indispensáveis para a construção da identidade e dos saberes/fazeres pedagógicos de sala de aula. Para sustentação teórica subsidiou-se de algumas abordagens como: Barreiro e Gebran (2006), Antunes (2017), Nóvoa (1995), Pimenta e Lima (2004), Pimenta (2012), Barreiro e Gebran (2015), Tardif (2002), dente outros. Esta pesquisa se caracteriza como descritiva, explicativa e de campo. Por fim, apesar dos empecilhos que foram surgindo durante o estudo, pode-se afirmar que o Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental trouxe experiências únicas que reafirmam o empenho em seguir em diante na formação em educação, assim como em uma possível área de atuação como pedagogo, reconhecendo é claro, que ainda se precisa percorrer um longo caminho, tanto na sustentação teórica que embasa a prática, como no vivenciar as realidades distintas encontradas nos mais diversos contextos de sala de aula e, bem como da escola, finaliza-se com uma fala de Rios quando o mesmo afirma que : “A competência se revela na ação.” (RIOS, 2001, p.88).