Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "FERREIRA, Nalanda Gomes"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A “rua da macacada” como lugar de memória de vidas negras na cidade de Abaetetuba e o ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental
    (2025-09-16) FERREIRA, Nalanda Gomes; NASCIMENTO, Sérgio Bandeira do; http://lattes.cnpq.br/7040227647321399; https://orcid.org/0000-0002-1366-5760
    Este trabalho foi composto a partir dos estudos desenvolvidos na disciplina Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de História, do Curso de Pedagogia do Campus Universitário de Abaetetuba-UFPA. O objetivo geral consiste em compreender a Rua da Macacada como lugar de memória de vidas negras na cidade de Abaetetuba e as potencialidades da história local para o ensino de história nos iniciais do ensino fundamental. A metodologia adotada é a abordagem qualitativa, utilizando a História Oral e a pesquisa bibliográfica como instrumento de coleta de dados. O aporte teórico dialoga com Silva (2016), Azevedo e Stamatto (2010), Barros (2013), Barros (1989), Fonseca (2003), Gonçalves (2015), Haley e Faria (2021), Nora (1993), Pereira (2016), Silva e Silva (2009). Concluo que a “Rua da Macacada” constitui um espaço carregado de significados afetivos, políticos e culturais. Desse modo, buscar suas memórias faz-se necessário para o reconhecimento e valorização de identidades negras na cidade de Abaetetuba. Além disso, a pesquisa reforça a importância de incorporar temas de história local nessas discussões para dinamizar o ensino de História, especialmente nos anos iniciais do Ensino Fundamental sob uma perspectiva mais crítica e que dialogue com as experiências dos estudantes. Tal abordagem permite não apenas o enfrentamento das lacunas historiográficas, mas também a promoção de uma educação antirracista, que valoriza saberes e memórias de vidas muitas vezes invisibilizadas.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA