Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "FERREIRA, Genice Maria Menezes"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Relação família x escola e o desenvolvimento escolar de alunos: um estudo a partir de uma turma de 5° ano do ensino fundamental em uma escola particular do município de Castanhal
    (2018-10-13) FERREIRA, Genice Maria Menezes; SILVA, Ellen Aguiar da; http://lattes.cnpq.br/1207901615140151
    Este estudo apresenta considerações acerca das implicações da parceria entre família e escola no rendimento escolar de alunos do 5º ano. O lócus que ocorreu a investigação foi uma escola de caráter privativo localizada no Município de Castanhal-PA. Objetivou-se analisar quais a implicações ocasionadas pela parceria estabelecida entre família e escola no rendimento escolar dos educandos. O estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa, norteada metodologicamente por Santos Filho (1995), Minayo (2002) e Marconi; Lakatos (2003), utilizou como instrumento de coleta de dados dois tipos de questionários e um roteiro de entrevista, todos compostos por dez (10) perguntas semiestruturadas, além de duas breves observações. Teve-se como colaboradores três (3) mães de alunos do 5º ano, uma (1) professora da referida turma e uma (1) Assessora diretiva da instituição, além dos questionários e entrevista a análise teve contribuição de duas observações feitas pela pesquisadora, voltadas para a gestão da escola e a turma investigada. Para a discussão acerca das temáticas, família, escola, rendimento escolar e parceria entre família e escola, assim como para a análise dos dados trouxemos os pensamentos de autores como Antunes (2014), Gadotti (2013), Paro (2011), Dessen e Polonia (2005 e 2007), Fonseca (2014) e entre outros. Foi apontada pela pesquisa a baixíssima participação familiar na formação escolar dos educandos, constatou-se ainda que os alunos com acompanhamento familiar apresentam melhor rendimento escolar. Considerou-se que a parceria entre família e escola exerce importante influência no rendimento dos educandos, mas precisa-se ainda que família e escola pensem conjuntamente em meios para tal parceria.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA