Navegando por Autor "FARIAS , Valdilene Costa"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Teoria da Evolução: desafios e concepções dos alunos do ensino médio da rede pública no município de Santa Luzia do Pará(2024-02-17) FARIAS , Valdilene Costa; SILVA, Adam Rick Bessa da; http://lattes.cnpq.br/6415904655659166; https://orcid.org/0000-0002-6093-6180Este trabalho teve por objetivo analisar os desafios e concepções de estudantes de Ensino Médio da rede pública em Santa Luzia do Pará (Pará, Brasil), a respeito da Teoria da Evolução. Por meio de questionários, observou-se uma certa tendência na aceitação da teoria da evolução. Notou-se que um dos principais obstáculos é o desconhecimento ou incompreensão dos aspectos teóricos fundamentais da evolução. Os alunos demonstraram entender conceitos da teoria de Lamarck, como a lei do uso e desuso e a herança de caracteres adquiridos. Na teoria Darwinista, os alunos apresentaram certas dificuldades em conceitos como seleção natural e variação genética. No que diz respeito à especiação, nota-se uma tendência à adoção da teoria criacionista, negando assim que os seres humanos tenham um ancestral comum com os macacos. Ao se referir à evolução humana, os alunos tendem a adotar concepções religiosas em vez de científicas. Observa-se um panorama complexo e multifacetado sobre a aceitação e compreensão da teoria da evolução. A pesquisa revelou que, embora haja uma tendência geral na aceitação da teoria da evolução, existe uma resistência substancial. Os resultados da pesquisa indicam a necessidade de uma abordagem pedagógica mais eficiente e integrada no ensino da evolução biológica. É fundamental aprimorar os materiais didáticos e as estratégias de ensino para superar os obstáculos epistemológicos, filosóficos, ideológicos e teológicos.