Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "FAGUNDES, Roany Pantoja"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Teorias do desenvolvimento, à partir de Jean Piaget e Lev Vygotsky
    (2022-07-20) FAGUNDES, Roany Pantoja; PINHEIRO, Georges Alberto Silva; http://lattes.cnpq.br/7157671383955575
    O presente trabalho teve como temática o processo de desenvolvimento cognitivo do ser humano, com base nos estudos de Jean Piaget e Lev Vygotsky, procurando um entendimento sobre o processo pelo qual a criança vivencia durante sua vida e, sua relação com o ambiente externo. Ao percorrer o processo de desenvolvimento cognitivo, o sujeito, o indivíduo tem contato com experiências sólidas que têm o intuito a construção de um ser social. Piaget se baseou no fenômeno do pensamento abstrato, mental, lógico, independente da ação humana nas coisas e, por consequência, cientificamente, no que chamou de Epistemologia Genética. Vygotsky, que teve uma formação e vida acadêmica totalmente voltada para as artes e ciências humanas, destacou-se por seu estudo da estética e da literatura, pesquisou processos de mudança na história do sujeito, buscando a psicologia histórica, tendo como base o materialismo histórico-dialético. De tal maneira, ambos tinham a preocupação com questões genéticas, sociais e psicológicas para entender como ocorria o desenvolvimento cognitivo. O objetivo deste trabalho é fazer uma análise sobre as teorias destes dois autores sobre o desenvolvimento cognitivo e sua relevância no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA