Navegando por Autor "DIAS, Elizama Oeiras"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Afetividade e educação respeitosa na creche: narrativas de professoras(2022-12-28) DIAS, Elizama Oeiras; SILVA, Adriano Sales dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8379916014549431O presente estudo tem como objetivo central compreender como as relações afetivas e educação respeitosa entre professoras e estagiária podem influenciar no desenvolvimento dos bebês na faixa etária de um e dois anos de idade. O interesse em desenvolver esta pesquisa surgiu em decorrência de minha experiência de estágio em uma creche, visto que o mesmo contribuiu de forma significativa para minha formação. Desse modo, assumo a pesquisa narrativa como suporte epistemológico neste estudo, por esta compreender os processos de formação, de conhecimento e de aprendizagem pelos quais os sujeitos estão inseridos. Portanto, constitui o corpus desta pesquisa por meio de entrevistas com perguntas abertas gravadas em áudio, e posteriormente transcritas e analisadas. Os sujeitos da pesquisa são: duas professoras e uma estagiária, todas atuam na mesma instituição. Neste estudo utilizei como principal fonte teórica as obras da autora Jane Nelsen, precursora e principal idealizadora da Educação Respeitosa. Diante dos resultados obtidos a partir das narrativas das docentes e de minha própria vivência com essa abordagem prática e filosófica, constatei que a educação respeitosa e a afetividade andam juntas na construção de crianças responsáveis, cooperativas, e que tenham respeito por si e pelos outros. Além disso, auxiliam os adultos a lidarem com os desafios de colocar limites e, ao mesmo tempo, formar vínculos afetivos com as crianças.