Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "CUIMAR, Osmael Pantoja"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A importância dos gêneros textuais no processo de ensino e aprendizagem de alunos surdos
    (2015-06-18) CUIMAR, Osmael Pantoja; GOMES, Uisis Paula da Silva; http://lattes.cnpq.br/6125418268267194
    Este artigo tem como objetivo enfatizar a importância dos gêneros textuais como metodologia no processo de ensino e aprendizagem dos alunos surdos. O trabalho foi desenvolvido a partir de uma abordagem qualitativa, com pesquisa de campo e coletas de dados, desenvolvido através de observação, interação, entrevistas semi-dirigidas, bibliográficas e atividades com dois alunos surdos do 6º ano numa escola municipal de ensino fundamental, localizada no município de Igarapé-Miri no estado do Pará. O estudo partiu de uma necessidade metodológica com estratégicas diferenciadas de acordo com o conhecimento prévio dos alunos. A pesquisa fundamentou-se inicialmente em observação das atividades na turma regular, ou seja, sem uma metodologia especifica, como forma de avaliar sua aprendizagem no Português como segunda língua (L2)na modalidade escrita. E depois, com elaboração de atividades, utilizando gêneros textuais, como por exemplo, vídeo, imagens, jornal, carta e e-mail como metodologia de ensino e aprendizagem, tendo como perspectiva de comparar e avaliar o desenvolvimento dos alunos,para assim, entendermos a eficácia, relevância e principalmente a importância do mesmo no processo de ensino-aprendizagem dos alunos surdos.O resultado mostrou que os participantes, sem uma metodologia especifica, torna-se muito mais difícil sua aprendizagem na L2, eles por tanto, precisam de atividades elaboradas de acordo com o seu dia a dia, e com a utilização destes recursos, que oferece um completo trabalho de leitura e escrita, para assim, exercer sua cidadania no mundo em que vive.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA