Navegando por Autor "COUTO, Maria Valner Fonteles do"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação inclusiva e desenvolvimento sóciocognitivo(2022-12-28) SILVA, Maria Santana da Costa da; COUTO, Maria Valner Fonteles do; FALABELO, Raimundo Nonato de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/0245521381922053; https://orcid.org/0000-0003-1193-8072A inclusão da criança com deficiência múltipla nas salas de aulas do ensino regular traz em sua conjuntura muitos desafios. O interesse em elaborar esse trabalho com o tema Educação Inclusiva e Desenvolvimento sociocognitivo surgiu da necessidade de compreender como se dá o processo de ensino aprendizagem e quais repertórios de conhecimentos lhes são ensinados e quais aprendidos por uma perspectiva inclusiva. Respaldado por este objetivo, e com o intuito de dar suporte para as reflexões, levantamos a seguinte problemática: a escola está preparada para receber esses alunos? O governo apoia ou não a escola com recursos financeiros para a permanência desses alunos? Os professores estão capacitados para receber esses alunos? Na escola o que está acontecendo é inclusão ou integração? Dentro desta perspectiva o processo metodológico deste trabalho está fundamentado numa pesquisa de caráter bibliográfico e pesquisa de campo com abordagem qualitativa, utilizando-se como técnica de coleta de dados, entrevista semiestruturada e observação não participante. Assim, o processo de inclusão apresenta muitos entraves especialmente na escola pública da zona rural e os desafios impostos por essa realidade são diversos como a formação docente, a falta de recursos e precariedade do ensino.